
Covid-19: Paraná ultrapassa o número de 43 mil mortos pela doença
Redação
20 de maio de 2022, 15:38
Decisão é baseada em coeficientes medidos como forma de monitoramento da pandemia: incidência semanal, internamentos e mortalidade semanal.
Johan Gaissler - 20 de maio de 2022, 18:05
Curitiba voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados ou que tenham aglomeração de pessoas. A decisão foi comunicada oficialmente nesta sexta-feira (20), através de um protocolo para evitar a propagação da Covid-19, e já havia sido antecipada pelo diretor do Centro de Epidemiologia da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), Alcides Oliveira.
A indicação do uso da máscara vale para locais como o transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, eventos esportivos, shoppings, lojas e supermercados.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, a decisão é baseada em coeficientes medidos como forma de monitoramento da pandemia. São eles: incidência semanal, internamentos e mortalidade semanal.
De acordo com o protocolo, são recomendadas as seguintes medidas de prevenção à doença:
A medida ocorre em momento de aumento dos diagnósticos positivos para a Covid-19 em Curitiba. Nessa semana, a cidade passou de 10 mil casos ativos, mesmo patamar atingido nos primeiros meses do ano.
Na capital paranaense, o aumento de quem ainda está com o coronavírus e com potencial de transmissão foi de 299% nos últimos 14 dias. No mesmo período, a média móvel de novos casos cresceu 171%.
A taxa de reprodução do vírus, atualmente, está em 1,42 em Curitiba. Como está maior que 1, indica crescimento, pois, a cada 100 pessoas infectadas a transmissão pode ocorrer para outras 142.