Dose de reforço: Paraná aguarda nota técnica para contemplar população adulta

Redação

vacina, coronavírus, covid-19, covid, pfizer, brasil, ministério da saúde, dose de reforço, ponta grossa

Embora o Ministério da Saúde tenha ampliado a dose de reforço da vacina contra a covid-19 para toda a população com 18 anos ou mais, ainda não há previsão de quando essa população será contemplada no Paraná.

Em nota, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) explica que ainda não recebeu informações oficiais. Por isso, aguarda a publicação de uma nota técnica para atualizar o plano estadual de vacinação contra o coronavírus.

“Até o momento, a dose reforço está disponível apenas para a população acima de 60 anos, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde“, diz a pasta.

A Secretaria de Estado da Saúde afirma que aguarda novas orientações do Ministério da Saúde para definir como será feita a distribuição das vacinas contra a covid-19. A responsabilidade pela aplicação é dos municípios.

Nesta terça-feira (16), o Ministério da Saúde anunciou a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 dos atuais seis meses para cinco meses.

A decisão deve ser implementada pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios. A nova orientação contempla todas as pessoas acima de 18 anos, independentemente do grupo etário ou profissão.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que o estoque de imunizantes será suficiente para atender à demanda. Atualmente, há quase 12,5 milhões de pessoas aptas a receber a dose adicional.

+ Covid-19: Ministério da Saúde estenderá dose de reforço a toda a população adulta

No Paraná, 8,7 milhões de pessoas iniciaram a imunização contra a covid-19. Os paranaenses que concluíram o ciclo vacinal com duas doses, ou o imunizante de dose única, totalizam 7,2 milhões.

Conforme a nova orientação do Ministério da Saúde, que ainda será absorvida por estados e municípios, todos os adultos que completaram a imunização há mais de cinco meses devem receber a dose de reforço.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="803758" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]