
Novo decreto no Paraná diminui restrições e permite abertura do comércio aos domingos
Redação
30 de abril de 2021, 18:46
Novos grupos entram para a lista de prioridade da campanha de vacinação contra a covid-19 no Paraná a partir da chegada ..
Redação - 01 de maio de 2021, 10:00
Novos grupos entram para a lista de prioridade da campanha de vacinação contra a covid-19 no Paraná a partir da chegada do próximo lote de imunizantes. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) pretende iniciar a aplicação das primeiras doses em gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.
De acordo com o Governo do Paraná, o Ministério da Saúde informou ontem (30) à noite que o Estado receberá pouco mais de 406 mil doses de vacinas contra a covid-19 na próxima remessa. O 16º lote ainda não tem previsão de chegada, mas a expectativa é a de que os imunizantes sejam repassados no decorrer da próxima semana.
Conforme a previsão oficial do Ministério da Saúde, no próximo repasse, o Paraná receberá 406.100 doses de vacinas contra a covid-19. Serão 391.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 14.600 doses da CoronaVac.
A partir da chegada das vacinas, segundo a Sesa, será possível iniciar a vacinação de novos grupos prioritários: gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente, grupos preferenciais dentro dos planos nacional e estadual de vacinação.
O Paraná tem 1.328.677 pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas e 400.682 pessoas com deficiências permanente grave.
Segundo o plano estadual, pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica e gestantes e puérperas serão vacinadas independentemente da idade, enquanto a vacinação daquelas com comorbidades ou deficiência permanente severa, nesse primeiro momento, alcançará apenas aqueles que têm entre 55 e 59 anos.
Até este sábado (1º), pouco mais de 1,7 milhão de pessoas haviam recebido a primeira dose no Paraná, entre os quais 990.541 também receberam a segunda dose, segundo o vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde. No total, 16,7% da população paranaense já recebeu ao menos uma dose.