Covid-19: Paraná vai imunizar gestantes, deficientes e pessoas com comorbidades

Redação

vacina, coronavírus, covid-19, sars-cov-2, coronavac, covishield, grávidas, puérpereas, deficientes, pessoas com comorbidades

Novos grupos entram para a lista de prioridade da campanha de vacinação contra a covid-19 no Paraná a partir da chegada do próximo lote de imunizantes. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) pretende iniciar a aplicação das primeiras doses em gestantes, puérperas, pessoas com comorbidadespessoas com deficiência permanente.

De acordo com o Governo do Paraná, o Ministério da Saúde informou ontem (30) à noite que o Estado receberá pouco mais de 406 mil doses de vacinas contra a covid-19 na próxima remessa. O 16º lote ainda não tem previsão de chegada, mas a expectativa é a de que os imunizantes sejam repassados no decorrer da próxima semana.

Conforme a previsão oficial do Ministério da Saúde, no próximo repasse, o Paraná receberá 406.100 doses de vacinas contra a covid-19. Serão 391.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 14.600 doses da CoronaVac.

A partir da chegada das vacinas, segundo a Sesa, será possível iniciar a vacinação de novos grupos prioritários: gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente, grupos preferenciais dentro dos planos nacional e estadual de vacinação.

O Paraná tem 1.328.677 pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas e 400.682 pessoas com deficiências permanente grave.

Segundo o plano estadual, pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica e gestantes e puérperas serão vacinadas independentemente da idade, enquanto a vacinação daquelas com comorbidades ou deficiência permanente severa, nesse primeiro momento, alcançará apenas aqueles que têm entre 55 e 59 anos.

Até este sábado (1º), pouco mais de 1,7 milhão de pessoas haviam recebido a primeira dose no Paraná, entre os quais 990.541 também receberam a segunda dose, segundo o vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde. No total, 16,7% da população paranaense já recebeu ao menos uma dose.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="761266" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]