
Covid-19: Paraná registra mais 7,7 mil casos e acumula 25 mil mortes
Redação
20 de maio de 2021, 15:55
O município de Guaratuba, no litoral do Paraná, decidiu instalar barreiras sanitárias nos finais de semana para evitar a..
Redação - 20 de maio de 2021, 16:25
O município de Guaratuba, no litoral do Paraná, decidiu instalar barreiras sanitárias nos finais de semana para evitar a entrada de turistas no momento em que a pandemia do coronavírus voltou a pressionar o sistema público de saúde.
A medida já havia sido adotada anteriormente em outros momentos da crise sanitária.
A decisão de retomar as barreiras sanitárias foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Guaratuba, que se reuniu nesta quarta-feira (19) para definir novos planos de ação e prevenção contra o coronavírus.
Os gestores avaliaram o novo decreto estadual e a atualização das regras adotadas na bandeira laranja atualizada de Curitiba.
O secretário Municipal da Saúde de Guarautba, Gabriel Modesto, ponderou que a média móvel de novos casos de coronavírus voltou a crescer após uma queda significativa.
"Estamos com cerca de 10 confirmações diárias novamente, isso aumenta a pressão no sistema de saúde da cidade e reflete, principalmente, na ocupação de leitos da região e do estado", afirmou.
O secretário mostrou a taxa de ocupação de leitos (clínicos e UTI) no Estado que continua operando no seu limite.
"Se não fizermos uma ação agora que está crescendo os números de casos e já com a rede de saúde saturada, podemos chegar a uma situação de não termos nem como receber o paciente no nosso Pronto Socorro", alertou Gabriel Modesto.
Além de adotar as barreiras sanitárias, o município de Guaratuba decidiu adotar as principais medidas estabelecidas pelo atual decreto estadual de restrições contra a covid-19, como o toque de recolher noturnos das 22h às 5h.