Idosos acamados já podem se cadastrar pelo Saúde Já para receber a vacina

Redação

Aplicativo pode ser acessado pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou por aplicativo no celular, disponível nas versões Android e iOS.
Idosos acamados e o cadastro no Saúde Já para vacina

A prefeitura de Curitiba informou que desde esta sexta-feira (5/2) o comunicado de idosos acamados em Curitiba para receber a vacina contra a covid-19 pode ser feito também pela plataforma Saúde Já. A ferramenta é gratuita. Até então, o cadastramento estava sendo feito pelo telefone 3350-9000, que continua ativo.

A plataforma Saúde Já pode ser acessada pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou por aplicativo no celular, disponível nas versões Android e iOS.

Na funcionalidade Coronavírus (COVID-19). são comunicados os próximos grupos a serem vacinados. No ícone também há um tira-dúvidas, acesso a resultado de exame para covid-19 e a área minha vacina. Ali que ficará o agendamento. O cadastro também passa a incluir a condição de “paciente acamado”.

Por isso, a prefeitura alerta que é importante que quem já tem o aplicativo faça a atualização. A nova verão já está disponível na versão Android. Para iOS, estará disponível até a próxima segunda-feira (8/2), pelo site e na loja da Apple.

Mapeamento de idosos acamados

O mapeamento dos idosos acamados é uma preparação da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) para a segunda fase de imunização de covid-19, que começará por esse grupo, ainda em data a ser definida de acordo com a disponibilidade de vacinas.

“Em decorrência da limitação no número de vacinas, o trabalho para os grupos de idosos será dividido por fases e expandido na medida em que a cidade receba mais lotes de imunizantes”, alerta a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Os idosos acamados serão vacinados pelas equipes da Saúde de Curitiba em suas residências.

Para programar a imunização desse grupo, a SMS precisa identificar esses idosos para incluí-los nos roteiros das equipes dos Distritos Sanitários que farão a imunização.

O levantamento teve início na última quarta-feira (4/2) pela 3350-9000, de segunda a segunda, das 8h às 20h, com escalonamento por idade.

 

O que é acamado?

Pessoas responsáveis por idosos acamados que não são acompanhados pelo SUS Curitibano devem fazer o cadastro no idoso no Saúde Já. (Veja abaixo o passo a passo).

Após finalizar o cadastro e fazer o login de acesso, na tela inicial há um ícone “Pacientes idosos” ao clicar você será direcionado para informar a condição de mobilidade do paciente, clicar no botão “Informar paciente acamado”, se for essa a condição do seu familiar, confirmar.

Para pessoas com idade abaixo de 60 anos a opção “Pacientes idosos” não estará visível, exceto para aqueles que têm vinculados em seus dependentes pessoas com idade acima de 60 anos.

A secretaria explica que são considerados idosos acamados pessoas acima de 60 anos sem condição de mobilidade, que não se levantam para tarefas básicas, como banho ou necessidades fisiológicas.

Idosos sem essas características e, portanto, com capacidade de locomoção, mesmo que reduzida, devem aguardar a sequência do processo de imunização, que terá opções como drive-thru.

 

Como fazer o cadastro no Saúde Já

  • No smartphone ou tablet, busque por “Saúde Já Curitiba” nas lojas virtuais (Play Store para aparelhos com sistema Android, e App Store para os que utilizam o sistema iOS). Instale ou atualize o app.
  • Após instalado para fazer o primeiro acesso, informe o número do CPF ou Cartão do SUS. A primeira senha é sua data de nascimento, no formato “DD/MM/AAAA”. Pessoas que já tenham passado por algum atendimento no SUS Curitibano, já terão as informações na base de dados, não precisarão preencher novamente, basta conferir seus dados.
  • Para aqueles que não tiverem os dados cadastrados, na tela inicial clicar na opção “Cadastre-se aqui” o próximo passo é informar um CEP válido em Curitiba, preencher informações pessoais e de contato.
  • Caso haja alguma divergência o aplicativo irá solicitar foto de um documento que apareça o número do seu CPF e foto de um comprovante de residência, essa ação será feita pelo próprio App.
  • Informar um endereço de e-mail válido. Pronto agora é só salvar e aguardar nossa equipe validar o seu cadastro.

Leia também: Aos 91 anos, Fernanda Montenegro recebe vacina contra covid-19. Veja vídeo

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="743873" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]