Cartórios: maio foi o segundo pior mês da pandemia em mortes por Covid

Joyce Carvalho - CBN Curitiba

Maio foi o segundo pior mês da pandemia em mortes por Covid no Paraná

Dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, disponibilizados pelo Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR), mostram que maio deste ano foi o segundo pior mês da pandemia de Covid-19 no Paraná quanto ao número de mortes pela doença.

Foram 4.577 óbitos no mês de maio, o que representou um aumento de 166% em relação à média de mortes por mês na pandemia, de 1.714. Entretanto, o aumento é ainda maior na comparação com maio de 2020. Um ano depois, o número de mortes por Covid-19 no mês de maio foi 1.027% superior: ou seja, 4.577 no mês de maio de 2021 contra 406 em maio de 2020.

Ainda conforme dados disponibilizados pelos cartórios, na mesma comparação, 18 Estados apresentaram números maiores em maio deste ano, enquanto nove tiveram redução. No Brasil, em maio de 2021, houve um aumento de 71,9% nas mortes por Covid-19, em relação ao mesmo mês de 2020.

Os números de mortes verificados em maio no Paraná ficaram abaixo apenas do mês de março deste ano, considerado o pior da pandemia no Estado. Naquela ocasião foram 5.851 mortes por Covid-19. Na comparação dos dados de maio e março, houve uma queda de 21% no número de óbitos no mês passado.

Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil, abastecido em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="770507" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]