Coronavírus
Compartilhar

Médicos do Samu denunciam EPIs inadequados e inseguros em Curitiba

Médicos e socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) denunciam o fornecimento de EPIs (equipamentos ..

Redação - 08 de junho de 2021, 17:00

Reprodução/Simepar
Reprodução/Simepar

Médicos e socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) denunciam o fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual) inadequados e inseguros em Curitiba.

Em nota, a Prefeitura de Curitiba afirma que disponibiliza um canal para que as equipes notifiquem qualquer tipo de desvio de qualidade e padrão dos equipamentos, e que não recebeu nenhum reclamação sobre o produto.

Segundo a denúncia protocolada no Simepar (Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná), o problema está nos aventais disponibilizados para os profissionais.

Os médicos apontam que os aventais são curtos, deixando os braços expostos. Além disso, os EPIs são entregues fora da embalagem, o que não garante que eles estejam livres de contaminações.

De acordo com o sindicato, as denúncias foram repassadas à Prefeitura de Curitiba, à FEAS (Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba), ao Ministério Público e ao Ministério Público do Trabalho.

Desde o início da pandemia do coronavírus, o Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná já moveu cinco ações na Justiça do Trabalho contra a FEAS.

A conclusão dos processos obrigou a fundação a fornecer máscaras de proteção N95, realizar exames para covid-19 e ressarcir os testes feitos em laboratórios particulares, além de afastar os profissionais que estão nos grupos de risco.

Segundo o sindicato, mais de 70 médicos e médicas do Paraná morreram vítimas da covid-19.

Procurada, a Prefeitura de Curitiba esclarece que os aventais distribuídos para UPAs e SAMU não só cumprem os requisitos da Anvisa como são superiores à gramatura recomendada.

A Secretaria Municipal da Saúde afirma, ainda, que o avental em questão cobre completamente o pulso, ao contrário do que cita a denúncia enviada ao Simepar, o que pode indicar uma falha pontual.