Coronavírus
Compartilhar

Covid-19: não existem leitos disponíveis, alerta diretor médico de hospital de Curitiba

"Nós estamos muito preocupados com esse aumento no número de casos no estado do Paraná. A taxa de ocupação das UTIs está..

Redação - 25 de maio de 2021, 11:10

Divulgação/Evangélico Mackenzie
Divulgação/Evangélico Mackenzie

"Nós estamos muito preocupados com esse aumento no número de casos no estado do Paraná. A taxa de ocupação das UTIs está em 100%, não existem leitos disponíveis e a procura direta, que são aqueles pacientes não referenciados pelas UPAs também aumentou muito", alertou Jean Francisco, diretor-médico do Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba.

De acordo com dados da unidade, o tempo médio de permanência dos pacientes internados são de três a quatro semanas. Já a taxa de óbitos de pacientes intubados gira em torno dos 80%. "Ou seja, você só consegue abrir um espaço para outro paciente a partir do momento que um óbito acontece. E isso está sendo uma constante no nosso hospital", detalhou.

Conforme Francisco, a taxa diária de óbitos pela Covid-19 no Evangélico Mackenzie tem sido, em média, de quatro a cinco pacientes. O alerta (assista no final da matéria), segundo ele, é para que a população paranaense reflita sobre o aumento no número de casos no Paraná e respeite o isolamento social.

Em contrapartida, o número de pacientes que aguardam na fila por uma transferência para um leito de UTI covid no Paraná aumentou 265% desde o início do mês de maio. O crescimento da demanda acompanha a aceleração da pandemia no Estado.

Nesta terça-feira (25), segundo o Sistema Estadual de Regulação, 523 pacientes com indicação para unidades de terapia intensiva aguardam a transferência. No dia 1º de março, eram 143 nesta situação.

Considerando os leitos clínicos, a situação é igualmente preocupante. No início do mês, 327 pacientes aguardavam a transferência para enfermarias ou UTIs. Hoje, a fila tem 1.098 pessoas, o que representa um aumento de 235% em apenas 25 dias. De acordo com o último boletim da Covid-19, o Paraná agora acumula 1.048.377 casos confirmados e 25.231 mortes por complicações da doença.