Paraná bate 1 milhão de pessoas vacinadas com meta de vacinar todos idosos em abril

Redação

paraná vacina vacinômetro

O Paraná superou a marca de um milhão de doses aplicadas das vacinas contra covid-19 71 dias depois da enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira ter sido a primeira receber vacina no estado. No início da tarde desta terça-feira (30), o Vacinômetro do governo estadual aponta que 1.005.206 pessoas já estão com a primeira dose da vacina.

Destas, 222.526 pessoas já receberam a segunda dose, completando a imunização. Neste último final de semana, o governo do Paraná iniciou a campanha de vacinação “de domingo a domingo”.

O resultado foi avaliado como positivo. Foram quase 130 mil doses aplicadas no sábado e domingo em 231 cidades, o que representou praticamente um quinto das vacinas aplicadas em todo o país.

“Foi um sucesso. Atingimos a marca importante de 1 milhão de pessoas e queremos continuar nesse ritmo junto aos nossos municípios, nos tornando uma referência no Brasil quanto ao volume de vacinação”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Conforme o governo, 158 cidades já têm 10% da população vacinada.

META DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NO PARANÁ

Vacinômetro do Paraná. (Reprodução/Sesa)

A expectativa do governo do Paraná é completar a imunização de todas as pessoas com mais de 60 anos até o final de abril.

Além dos idosos, também já foram contemplados os grupos dos trabalhadores de saúde, indígenas, pessoas com deficiência em instituições inclusivas e quilombolas. Com base nesta previsão, 2,1 milhões pessoas devem ser vacinadas até abril.

Os outros grupos prioritários previstos no Plano Estadual de Vacinação, por sua vez, devem receber pelo menos uma dose do imunizante até maio.

Após os idosos, o plano prevê a imunização de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanente grave, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, forças armadas e trabalhadores dos seguintes setores: sistema de privação de liberdade, sistema de educação básico e superior, transporte coletivo rodoviário, metroviário, ferroviário, aéreo, portuário, aquaviário e trabalhadores industriais.

Nestas categorias, são previstas 2.517.387 pessoas. No total, a estimativa é que os grupos prioritários englobem 4.635.122 pessoas. Por fim, vale lembrar que o Paraná tem população estimada em 11 milhões de pessoas.

Previous ArticleNext Article