Após pedido de Ratinho Junior, Paraná divulga calendário para vacinar adultos

Vinicius Cordeiro

ratinho junior governo paraná calendário vacinação

O governo do Paraná vai divulgar o calendário da vacinação de toda a população adulta nesta semana. A informação foi confirmada pela diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), Maria Goretti David Lopes, em entrevista ao repórter William Bittar, da CBN Curitiba. O cronograma para imunização das pessoas com 18 anos ou mais deve ser finalizada hoje por parte da pasta. A partir disso, fica a cargo do governador Ratinho Junior para aprovação e divulgação.

Estamos trabalhando hoje nessa definição. Temos um pedido do nosso governador Ratinho Junior para que possamos estabelecer esse calendário com base bastante consistente e técnica de quando vamos cumprir com a vacinação de todos os paranaenses com 18 anos ou mais“, afirmou Goretti.

Conforme interlocutores, o anúncio oficial de Ratinho sobre o calendário completo da vacinação no Paraná deve ocorrer nos próximos dias.

Na semana passada, o Paraná Portal adiantou que o governo estadual havia iniciado os estudos das datas. Isso aconteceu depois de São PauloRio Grande do Sul e Santa Catarina anunciarem os próprios cronogramas para a vacinação de acordo com a previsão de entrega de vacinas do Ministério da Saúde.

Contudo, o governador Ratinho Junior foi mais cauteloso. Vale ressaltar que o Paraná é um dos principais aliados do governo federal, que ainda mantém o prazo de vacinar toda a população brasileira acima de 18 anos até o fim de dezembro. Além disso, são diversas variáveis técnicas nesse cronograma já que o Ministério da Saúde reduz constantemente a previsão do envio de novos lotes.

PARANÁ É UM DOS ESTADOS SEM CALENDÁRIO DEFINIDO

Um levantamento feito pelo UOL, divulgado ontem, aponta que o governo do Paraná é um dos estados que ainda não tem definição do cronograma.

  • Até agosto: Ceará;
  • Até setembro: Rio Grande do Sul, Sergipe, Maranhão e Pará;
  • Até outubro: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Piauí;
  • Sem definição: Paraná, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre e Amapá;
  • Não respondeu: Alagoas.

Por outro lado, 11 estados prometem vacinar até o fim de outubro.

GOVERNADORES DE SP, RS E SC JÁ ANUNCIARAM VACINAÇÃO DA POPULAÇÃO ADULTA 

O governador João Doria, de São Paulo divulgou o primeiro cronograma da vacinação contra a Covid-19 no dia 2 de junho, prometendo que todos acima de 18 anos receberiam a primeira dose até o fim de outubro. Depois, o tucano adiantou o objetivo para o dia 18 de outubro. Ontem, em nova atualização, Doria prometeu todos de SP vacinados até o dia 15 de setembro.

O cronograma da vacinação dos paulistas está assim:

  • Pessoas de 50 a 59 anos de idade: de 16 a 22 de junho;
  • 43 a 49 anos de idade: de 23 a 29 de junho;
  • 40 a 42 anos de idade: 30 de junho a 14 de julho;
  • 35 a 39 anos de idade: 15 de julho a 29 de julho;
  • 30 a 34 anos de idade: de 30 de julho a 15 de agosto;
  • 25 a 29 anos de idade: de 16 a 31 de agosto;
  • 18 a 24 anos de idade: de 1º a 15 de setembro;

Os outros dois estados da Região Sul – Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também já divulgaram os calendários estaduais. Ou seja, resta apenas o Paraná.

O governador Eduardo Leite diz que a previsão é vacinar toda a população gaúcha é no dia 30 de setembro. “Estamos sempre no topo do ranking e somos o Estado que tem maior percentual da população com as duas doses da vacina. Essa é uma corrida em que todos ganham, e no Rio Grande do Sul, vamos continuar trabalhando para proteger sempre a nossa população”, enfatizou.

Já os catarinenses com 18 anos ou mais devem receber a primeira dose contra a Covid-19 até o dia 23 de outubro de 2021, conforme o calendário do governador Carlos Moisés.

“Pudemos fazer essa previsão de calendário. Trata-se de algo factível e que lutaremos para que se concretize e, se possível, até mesmo adiantar datas. Nosso esforço de auxílio aos municípios será contínuo”, disse o governador sobre o novo calendário da vacinação em SC.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="769980" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]