
Butantan volta a ganhar ritmo e entrega mais 1 milhão de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde
Mirian Villa
14 de junho de 2021, 09:45
O governo do Paraná vai divulgar o calendário da vacinação de toda a população adulta nesta semana. A informação foi con..
Vinicius Cordeiro - 14 de junho de 2021, 12:51
O governo do Paraná vai divulgar o calendário da vacinação de toda a população adulta nesta semana. A informação foi confirmada pela diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), Maria Goretti David Lopes, em entrevista ao repórter William Bittar, da CBN Curitiba. O cronograma para imunização das pessoas com 18 anos ou mais deve ser finalizada hoje por parte da pasta. A partir disso, fica a cargo do governador Ratinho Junior para aprovação e divulgação.
"Estamos trabalhando hoje nessa definição. Temos um pedido do nosso governador Ratinho Junior para que possamos estabelecer esse calendário com base bastante consistente e técnica de quando vamos cumprir com a vacinação de todos os paranaenses com 18 anos ou mais", afirmou Goretti.
Conforme interlocutores, o anúncio oficial de Ratinho sobre o calendário completo da vacinação no Paraná deve ocorrer nos próximos dias.
Na semana passada, o Paraná Portal adiantou que o governo estadual havia iniciado os estudos das datas. Isso aconteceu depois de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina anunciarem os próprios cronogramas para a vacinação de acordo com a previsão de entrega de vacinas do Ministério da Saúde.
Contudo, o governador Ratinho Junior foi mais cauteloso. Vale ressaltar que o Paraná é um dos principais aliados do governo federal, que ainda mantém o prazo de vacinar toda a população brasileira acima de 18 anos até o fim de dezembro. Além disso, são diversas variáveis técnicas nesse cronograma já que o Ministério da Saúde reduz constantemente a previsão do envio de novos lotes.
Um levantamento feito pelo UOL, divulgado ontem, aponta que o governo do Paraná é um dos estados que ainda não tem definição do cronograma.
Por outro lado, 11 estados prometem vacinar até o fim de outubro.
O governador João Doria, de São Paulo divulgou o primeiro cronograma da vacinação contra a Covid-19 no dia 2 de junho, prometendo que todos acima de 18 anos receberiam a primeira dose até o fim de outubro. Depois, o tucano adiantou o objetivo para o dia 18 de outubro. Ontem, em nova atualização, Doria prometeu todos de SP vacinados até o dia 15 de setembro.
O cronograma da vacinação dos paulistas está assim:
Os outros dois estados da Região Sul - Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também já divulgaram os calendários estaduais. Ou seja, resta apenas o Paraná.
O governador Eduardo Leite diz que a previsão é vacinar toda a população gaúcha é no dia 30 de setembro. “Estamos sempre no topo do ranking e somos o Estado que tem maior percentual da população com as duas doses da vacina. Essa é uma corrida em que todos ganham, e no Rio Grande do Sul, vamos continuar trabalhando para proteger sempre a nossa população”, enfatizou.
https://twitter.com/EduardoLeite_/status/1400917100219318278
Já os catarinenses com 18 anos ou mais devem receber a primeira dose contra a Covid-19 até o dia 23 de outubro de 2021, conforme o calendário do governador Carlos Moisés.
“Pudemos fazer essa previsão de calendário. Trata-se de algo factível e que lutaremos para que se concretize e, se possível, até mesmo adiantar datas. Nosso esforço de auxílio aos municípios será contínuo”, disse o governador sobre o novo calendário da vacinação em SC.