Paraná deve receber mais 100 mil doses com a chegada da vacina de Oxford

Vinicius Cordeiro

paraná vacinas vacina de oxford coronavac doses

A importação de dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, autorizada pela Índia hoje (21), deve resultar na chegada de mais 100 mil doses ao Paraná.

O cálculo é feito com base que o Estado tem direito a 5% de cada distribuição dos imunizantes, como foi feito no primeiro repasse do Ministério da Saúde no início desta semana. Dificilmente a pasta federal vai alterar a fórmula, principalmente porque o ministro Eduardo Pazuello já resaltou que preza pela vacinação proporcional e simultânea dos estados.

O Paraná recebeu 265.600 doses da CoronaVac na última segunda-feira (18), já distribuídas aos 399 municípios. Nessa primeira leva, 22.720 vacinas são reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde, idosos que vivem em asilos, os cuidadores dessas instituições de longa permanência e pessoas com deficiência severa.

O governo estadual afirmou que, com a expectativa de doses para os próximos meses, a previsão é vacinar mais de 4 milhões de pessoas até maio. Isso é mais que um terço da população do estado.

Além disso, a administração do governador Ratinho Junior já anunciou que o objetivo é vacinar todos os paranaenses com mais de 18 anos até o fim de 2021.

Conforme o último boletim, o Paraná acumula 508.348 casos confirmados e 9.114 mortes por covid-19. A taxa de ocupação das UTIs é de 82%.

ANVISA PODE LIBERAR MAIS 4,8 MILHÕES DE VACINAS

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode autorizar o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac. Nesse caso, seriam mais 240 mil doses de vacina ao Paraná.

A aprovação do último domingo (17) se referia aos seis milhões de doses importados da China. Na segunda, o Instituto Butantan requer a liberação para aplicar todas as vacinas envasadas pelo instituto. O primeiro passo já foi dado, já que a Anvisa divulgou que a checagem dos documentos foi satisfatória. Teoricamente, a agência regulatória tem o prazo de 10 dias, mas como já foi informado que não há pendências, existe a expectativa dessas doses serem aprovadas ainda nessa semana.

Previous ArticleNext Article