Paraná apresenta queda de novos casos de Covid-19 pela sétima semana seguida

Vinicius Cordeiro

covid no paraná mortes casos números

Os dados da covid-19 no Paraná apontam que o Estado acumula sete semanas seguidas de redução de novos infectados e seis semanas nos números de mortes. O balanço é em cima da confirmação do caso/óbito no dia, não na divulgação, que leva em consideração o atraso na notificação das prefeituras.

Conforme o boletim desta sexta, as duas últimas semanas registraram os menores acumulados de novos casos neste ano. Além disso, a última semana teve menos óbitos desde fevereiro.

A tendência de queda é vista desde a semana epidemiológica 21 (de 23 a 29 de maio). Na semana passada, a 27a no calendário, o Estado chegou ao menor número do ano, com 16.430 novos casos, superando a anterior, que já tinha apresentado o acumulado mais baixo, com 17.547 novas confirmações.

(Divulgação/AEN)

Até então, o menor número de casos positivos no intervalo de sete dias tinha ocorrido entre 18 e 24 de abril, quando foram contabilizados 20.077 no Paraná. Esse número só subiu a partir daí, chegando ao pico na última semana de maio para, então, voltar a cair.

Com relação aos óbitos, foram registradas 422 mortes na semana passada, menor desde fevereiro. A marca mais baixa, até aquele momento, tinha sido na semana epidemiológica 6 (7 a 12 de fevereiro), quando 410 pessoas morreram no Paraná.

Na comparação semana a semana, há uma redução dos óbitos no Estado desde o início de junho. Na semana epidemiológica 22 (de 30 de maio a 5 de junho), 1.257 morreram no Paraná por complicações da doença. Três semanas depois, o Estado saiu da marca de mais de mil óbitos por semana, com o registro de 874 falecimentos entre 20 e 26 de junho, continuando em baixa nas semanas seguintes.

TAXA DE TRANSMISSÃO DA COVID-19 CAIU NO PARANÁ

A taxa de transmissão da Covid-19 no Paraná chegou ao menor patamar em 2021 nesta segunda-feira (12). De acordo com a plataforma Loft.Science, que faz o monitoramento do contágio do coronavírus em todo o país, o Rt paranaense chegou a 0,70 hoje.

Isso significa que 100 pessoas infectadas com covid transmitem o vírus para outras 70, o que significa redução da pandemia. Caso o índice fosse 1, a pandemia estaria em estabilidade. Acima desse valor, representa um crescimento da doença.

Segundo a plataforma especializada nos dados, a taxa no Paraná varia de 0,64 a 0,74. O último pico no Estado foi no dia 24 de junho, quando a taxa estava em 1,48 (cada 100 pessoas contaminavam outras 148). Desde então, o índice vem diminuindo e está abaixo de 1 desde o início de julho.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="776028" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]