
Paraná confirma primeiro caso da variante Lambda e dois novos da Delta
Redação
13 de agosto de 2021, 14:08
23 pessoas de Sarandi, na região norte do Paraná, tomaram vacinas contra tétano ao invés do imunizante para covid-19. O ..
Redação - 13 de agosto de 2021, 15:00
23 pessoas de Sarandi, na região norte do Paraná, tomaram vacinas contra tétano ao invés do imunizante para covid-19. O erro foi divulgado Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta-feira (13).
Segundo a prefeitura, todas receberam a aplicação na última quarta-feira (11) e já estão cientes do equívoco. Todas deverão voltar à UBS (Unidade Básica de Saúde) a partir do dia 25 deste mês para tomar a vacina contra o novo coronavírus.
Em nota, a enfermeira Simone Raquel Klaus Moreira, coordenadora municipal de Imunização, pede a compreensão da comunidade neste momento e ressalta o momento difícil vivido na pandemia.
"A equipe redobrou os cuidados necessários para prevenção de erro e dano ao paciente através de orientações e supervisão. O município de Sarandi possui uma equipe técnica capacitada e comprometida para dar segurança ao indivíduo no processo de imunização e se solidariza com os usuários envolvidos", diz trecho.
Conforme o protocolo, a prefeitura de Sarandi também notificou a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) sobre o caso.
De acordo com o último boletim municipal, a cidade acumula 12.941 casos e 302 mortes por covid-19.
Leia a íntegra da nota divulgada pela prefeitura de Sarandi:
A administração de medicamentos/vacinas na enfermagem envolve responsabilidade ética, moral e profissional, indo além de apenas um procedimento técnico.
Informamos que na ocorrência de qualquer erro identificado a conduta é tomada de acordo com protocolo do Ministério da Saúde e envolve desde a notificação do caso à comunicação do fato ocorrido a pessoa envolvida.
Neste momento em relação ao fato ocorrido com os envolvidos que foram 23 pessoas a Secretaria de Saúde através da coordenação municipal de imunização informa que os casos estão sendo monitorados pela SESA/PR e a equipe redobrou os cuidados necessários para prevenção de erro e dano ao paciente através de orientações e supervisão e os casos envolvidos estão sendo comunicados individualmente.
Solicita-se compreensão da comunidade nesse momento em relação ao número de pessoas atendidas diariamente e que este procedimento tem por objetivo proporcionar segurança ao paciente de acordo com a capacidade de atendimento das equipes envolvidas.
O município de Sarandi possui uma equipe técnica capacitada e comprometida para dar segurança ao indivíduo no processo de imunização e se solidariza com os usuários envolvidos.
Quanto a equipe solicitamos maior atenção e cuidado e parabenizamos a todos pelo trabalho de excelência desenvolvido e reforçamos a todos que juntos venceremos esse momento difícil e atípico!!!