Erro faz pessoas receberem vacina contra tétano ao invés de covid no Paraná

Redação

vacinas paraná sarandi tétano

23 pessoas de Sarandi, na região norte do Paraná, tomaram vacinas contra tétano ao invés do imunizante para covid-19. O erro foi divulgado Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta-feira (13).

Segundo a prefeitura, todas receberam a aplicação na última quarta-feira (11) e já estão cientes do equívoco. Todas deverão voltar à UBS (Unidade Básica de Saúde) a partir do dia 25 deste mês para tomar a vacina contra o novo coronavírus.

Em nota, a enfermeira Simone Raquel Klaus Moreira, coordenadora municipal de Imunização, pede a compreensão da comunidade neste momento e ressalta o momento difícil vivido na pandemia.

“A equipe redobrou os cuidados necessários para prevenção de erro e dano ao paciente através de orientações e supervisão. O município de Sarandi possui uma equipe técnica capacitada e comprometida para dar segurança ao indivíduo no processo de imunização e se solidariza com os usuários envolvidos”, diz trecho.

Conforme o protocolo, a prefeitura de Sarandi também notificou a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) sobre o caso.

De acordo com o último boletim municipal, a cidade acumula 12.941 casos e 302 mortes por covid-19.

ERRO EM SARANDI (PR): PESSOAS SÃO VACINADAS CONTRA TÉTANO 

Leia a íntegra da nota divulgada pela prefeitura de Sarandi:

A administração de medicamentos/vacinas na enfermagem envolve responsabilidade ética, moral e profissional, indo além de apenas um procedimento técnico.

Informamos que na ocorrência de qualquer erro identificado a conduta é tomada de acordo com protocolo do Ministério da Saúde e envolve desde a notificação do caso à comunicação do fato ocorrido a pessoa envolvida.

Neste momento em relação ao fato ocorrido com os envolvidos que foram 23 pessoas a Secretaria de Saúde através da coordenação municipal de imunização informa que os casos estão sendo monitorados pela SESA/PR e a equipe redobrou os cuidados necessários para prevenção de erro e dano ao paciente através de orientações e supervisão e os casos envolvidos estão sendo comunicados individualmente.

Solicita-se compreensão da comunidade nesse momento em relação ao número de pessoas atendidas diariamente e que este procedimento tem por objetivo proporcionar segurança ao paciente de acordo com a capacidade de atendimento das equipes envolvidas.

O município de Sarandi possui uma equipe técnica capacitada e comprometida para dar segurança ao indivíduo no processo de imunização e se solidariza com os usuários envolvidos.

Quanto a equipe solicitamos maior atenção e cuidado e parabenizamos a todos pelo trabalho de excelência desenvolvido e reforçamos a todos que juntos venceremos esse momento difícil e atípico!!!

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="782932" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]