
Ministério confirma mais 311.780 vacinas contra a Covid-19 ao Paraná: 84% para D2
Redação
14 de agosto de 2021, 10:15
Moradores do Paraná com 18 anos ou mais que comprovem o estudo ou trabalho fora do Brasil podem ser vacinados contra a c..
Redação - 14 de agosto de 2021, 13:00
Moradores do Paraná com 18 anos ou mais que comprovem o estudo ou trabalho fora do Brasil podem ser vacinados contra a covid-19. A autorização se deu nesta semana por uma decisão da Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) e Cosems-PR (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná), que formam a Comissão Intergestores Bipartite do Paraná.
De acordo com a determinação, não serão contemplados nessa vacinação quem for viajar a turismo, congressos, tratamentos médicos (consultas inclusive), ou mudança de país. Curitiba, Maringá e Cascavel, por exemplo, já seguem a decisão.
Os requisitos básicos exigidos são ter 18 anos ou mais, ser residente do Paraná e comprovar a necessidade profissional ou acadêmica, com documentos que tenham foto.
Para receber a vacinação, é necessário ter pelo menos 18 anos, ser residente do Paraná e comprovar necessidade profissional ou acadêmica, em processo de expatriação ou seleção em programas de formação, ensino e pesquisa no exterior, nos seguintes termos:
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba informa que seguirá o determinado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Paraná e pela nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, que liberou a vacinação anticovid de “pessoas com 18 anos ou mais, que comprovem necessidade profissional ou acadêmica em processo de expatriação ou selecionados em programas de formação, ensino e pesquisa no exterior”.
A SMS solicita que as pessoas que se encaixem nos critérios enviem e-mail para vacinacovid@sms.curitiba.pr.gov.br, com comprovante de endereço de Curitiba, documento de identificação com foto e a documentação do intercâmbio ou de atividade de trabalho no exterior (carta de aceitação ou documento oficial congênere da instituição onde ocorrerá a atividade), conforme critérios expostos nas notas da Sesa e CIB.
Além disso, o interessado deverá enviar uma declaração de responsabilização legal pela veracidade das informações apresentadas. Este formulário pode ser acessado aqui.
A solicitação será avaliada pela equipe da SMS e, se atender as orientações da nota técnica da SESA e CIB, a vacina será agendada com dia e hora marcada por meio do aplicativo Saúde Já, exclusivamente no Pavilhão da Cura, no Barigui, conforme disponibilidade do imunizante.