Covid: Toledo ultrapassou 98% da população acima de 12 anos vacinada com a 1ª dose

Mirian Villa

Toledo ultrapassou 98% da população acima de 12 anos vacinada contra a Covid-19

Toledo, cidade da região oeste do Paraná, que foi escolhida para fazer parte de um estudo da farmacêutica Pfizer, atingiu a marca de 98,23% da população acima de 12 anos vacinada contra a Covid-19 com a 1ª dose.

Desde janeiro, quando a vacinação foi iniciada em todo país, o município aplicou 120 mil doses da chamada D1. Toledo, cidade com população estimada em 142.645 habitantes, de acordo com o IBGE, iniciou a imunização da população de 12 a 17 anos no dia 27 de agosto.

A taxa de vacinação do grupo de adolescentes está em 91,71%. “Na terceira semana epidemiológica de setembro observamos uma queda de 49 novos casos para apenas sete nesse grupo. O que é considerado um resultado excelente”, detalhou Gabriela Kucharski, Secretária da Saúde de Toledo, em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (6). 

O desafio do município agora é atingir 100% da população imunizada com as duas doses, que hoje é de 56,35%. Por isso, buscas ativas estão sendo realizadas. “Apesar do tempo máximo de atraso não ultrapassar uma semana (…) temos trabalhado fortemente com conscientização da população e busca ativa daqueles que não comparecem aos pontos de vacina”, disse a secretára.

É importante lembrar que a vacinação de adolescentes foi iniciada antecipadamente em Toledo para dar início ao estudo da Pfizer, que deve começar nas próximas três semanas. Cerca de 4.5 mil moradores da cidade, que apresentaram sintomas respiratórios relacionados a Covid-19, vão fazer parte do estudo “em mundo real”.

“No momento que recrutamos cerca de 4,5 mil pessoas teremos condições de responder a primeira questão da pesquisa que é “qual é a efetividade da vacina em reduzir casos sintomáticos da Covid em Toledo”, explicou Regis Goulart Rosa, pesquisador do Hospital Moinhos de Vento que trabalha em conjunto com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), a Secretaria Municipal de Saúde, a Pfizer e o PNI (Programa Nacional de Imunização).

O estudo vai acompanhar moradores de Toledo que já foram vacinados com duas doses de imunizantes contra a Covid-19. Ainda não se fala em terceira dose porque não é um objeto traçado da pesquisa.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="794733" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]