Toque de recolher passa a valer hoje à noite em todo o Paraná

Redação

ratinho junior decreto toque de recolher governo do paraná curitiba

O decreto 6.284/2020, assinado pelo governador Ratinho Junior (PSD) ontem, passa a valer em todo o Paraná nesta quarta-feira (2). O toque de recolher definido só tem exceção para os serviços essenciais, está vetada a circulação de pessoas a partir das 23h até às 5h. A regra vale para todas as cidades, inclusive Curitiba, pelos próximos 15 dias (podendo ser prorrogado). A medida é uma tentativa do governo estadual em conter o avanço do coronavírus.

As atividades essenciais, que podem circular a partir das 23h, são delivery de remédios e comidas, além dos serviços de saúde e segurança pública.

A PMPR (Polícia Militar do Paraná) vai ser ampliar o trabalho de fiscalização e reforçar o trabalho das guardas municipais.

“A Secretaria de Estado de Segurança Pública deverá, durante o período indicado, intensificar operações de fiscalização e orientação, a fim de coibir aglomerações, principalmente aquelas com consumo de bebidas alcoólicas, especialmente entre as 23 horas e 05 horas”, diz um trecho do decreto.

TOQUE DE RECOLHER VALE EM TODO O PARANÁ; CURITIBA PODE TER NOVO DECRETO

O secretário estadual da Saúde Beto Preto afirmou que o decreto do toque de recolher é uma ação para que a população possa ter um Natal mais calmo. Além disso, diz que a velocidade do avanço da covid-19 neste momento faz com que o Paraná vá em direção ao colapso mesmo com a abertura de novos leitos.

“A situação é muito grave. Precisamos deste toque de recolher para quebrar a velocidade de transmissão do vírus. E conscientizar as pessoas para que fiquem em casa”, diz ele. “Neste momento o ritmo abertura de leitos no Estado, seja de UTI ou de enfermaria, não consegue mais acompanhar a velocidade dos casos. A expansão de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 já se encontra em seu último estágio, havendo falta de recursos humanos, insumos e equipamentos no atual panorama”, completa.

O último boletim estadual aponta que o Paraná totaliza 282.645 casos e 6.160 mortes pelo novo coronavírus. Foram mais 5.221 diagnósticos (recorde) e 61 óbitos confirmados ontem (1).

Conforme o painel da transparência, 83% dos leitos de UTIs exclusivos para covid-19 estão ocupados. Dos 1.063 leitos existentes, 185 estão livres. Em Curitiba, a ocupação chega a 91%, de acordo com o boletim municipal. As autoridades da capital paranaense se reúnem na tarde desta terça com prefeitos da Região Metropolitana para tentar definir um novo decreto com outras medidas restritivas.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="732029" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]