Pandemia reduziu demanda do transporte entre municípios em até 90%, diz DER

Redação

rodoviária, transporte, ônibus intermunicipal, transporte intermunicipal, ônibus comercial, pandemia, coronavírus, covid-19, der, departamento de estradas de rodagem

O número de passageiros que embarcaram em ônibus intermunicipais comerciais no Paraná caiu até 90% durante a pandemia do coronavírus. O dado foi divulgado pelo DER (Departamento de Estrada de Rodagem).

De acordo com o órgão responsável por regular o transporte comercial entre municípios, o mês de abril registrou uma queda de 90%. Em maio, a redução foi de 80%. Os números mais atuais ainda não foram consolidados.

Conforme o DER, em abril, apenas 641 mil passageiros embarcaram em ônibus intermunicipais. No mesmo mês de 2019, a demanda foi de 3,8 milhões de passageiros.

Considerando a queda brusca na procura por viagens entre municípios do Paraná, o Departamento de Estradas de Rodagem autorizou as empresas a cancelarem viagens para as quais não são vendidas passagens no ponto de partida.

A segurança dos passageiros também é uma preocupação. De acordo com o DER, em complemento aos decretos estaduais que regem o combate à pandemia do coronavírus, protocolos próprios foram estabelecidos na área do transporte.

De acordo com o departamento, as empresas foram orientadas a disponibilizarem álcool em gel 70% para os passageiros. Além disso, devem aumentar a frequência e a qualidade da limpeza interna, bem como manter o distanciamento social sempre que possível.

Previous ArticleNext Article