Vacina da Oxford chega ao Paraná neste sábado (23): estado recebe 86.500 doses

Mirian Villa

vacina, covid, covid-19, coronavírus, oxford, astrazeneca, fiocruz

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Oxford-AstraZeneca deve chegar ao Paraná neste sábado (23), por volta das 23h, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Um voo comercial da Azul Linhas Aéreas irá trazer 86.500 doses do imunizante para o Estado. As vacinas serão encaminhadas para o Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) e, em seguida, serão separadas e distribuídas para todas as 22 Regionais de Saúde.

Além do Paraná, apenas outros três estados recebem as doses da vacina Oxford-Astrazeneca hoje: Amazonas, Ceará e Rio de Janeiro.

APÓS ERRO DE DIÁLOGO, VACINA DA OXFORD-ASTRAZENECA CHEGA AO BRASIL

O avião com dois milhões de doses pousou no Aeroporto de Guarulhos às 17h20 dessa sexta-feira (22). Em seguida, a carga foi transportada em um avião até a Base Aérea do Galeão, onde chegou às 22h.

Na manhã deste sábado, o lote de vacinas estava na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que desenvolve o imunizante no país, para checagem de segurança e qualidade, rotulagem e etiquetagem.

As vacinas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde o último sábado (16), mas tiverem atraso no envio por questões internas da Índia.

“O objetivo do Ministério da Saúde é a vacinação em massa do povo brasileiro. E isso vai nos colocar, rapidamente, no topo da lista do número de vacinados. Com 8 milhões de doses, nós passaremos a ser o segundo país do ocidente que mais vacinou”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em pronunciamento à imprensa na Base Aérea.

PARANÁ VACINOU MAIS DE 57 MIL PESSOAS CONTRA A COVID-19

Até ontem (22), o Paraná vacinou 57.200 pessoas segundo a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). A vacinação começou na quarta-feira (20), em todos os municípios, com o imunizante da Coronavac, que é produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Conforme a Sesa, o número de doses aplicadas nesta primeira semana representa 43% das 132.771 doses distribuídas pelo Governo do Estado. No total, foram vacinados no Paraná:

  • 40.509 profissionais de saúde;
  • 4.366 indígenas;
  • 3.125 vacinadores;
  • 9.200 idosos em instituições de longa permanência, profissionais cuidadores e pessoas com deficiências severas;

As Regionais que mais imunizaram em números absolutos foram Curitiba e Região Metropolitana, Maringá, Londrina, Guarapuava, Cascavel e Ponta Grossa (3ª RS).

*matéria atualizada às 16h;

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="740920" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]