Vacinação contra a gripe e contra a Covid-19: saiba a relação entre os imunizantes

Redação

servidores, mapa, conab, ceasa, vacina, gripe

Neste mês de abril, foi iniciada a campanha de imunização à gripe. A vacinação contra o vírus Influenza ocorre no mesmo período da vacinação contra a Covid-19 e, por isso, é preciso saber informações sobre a relação entre essas doses.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, é preciso um intervalo de, no mínimo, 14 dias entre a vacina da gripe e a da Covid-19, independente da qual tomou primeiro. A justificativa é a possibilidade de efeitos colaterais que possam acontecer caso os dois imunizantes sejam aplicados num período de tempo menor que duas semanas.

De acordo com o infectologista do Hospital Cajuru, João Telles, a vacina contra a gripe diminui os casos de doenças respiratórias graves causadas pelo vírus Influenza. Com mais pessoas imunizadas ao vírus da gripe, menos pacientes irão aos hospitais e unidades de pronto atendimento. Segundo João, isso ajuda a identificar os casos mais prováveis de Covid-19, pois uma vez que o paciente tenha se vacinado contra a gripe, menor a probabilidade dela e maior de ser a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão nasal, coriza, dores de cabeça e fadiga estão entre os sintomas da gripe que também são apresentados por pacientes infectados pela Covid-19. Mesmo com a semelhança dos sintomas, as duas vacinas devem ser tomadas, já que cada imunizante combate vírus distintos que agem no sistema imunológico com níveis de gravidade diferentes.

“A imunização faz com que o organismo fique protegido contra o vírus da gripe e reduz as chances dos pacientes idosos e com comorbidades apresentarem complicações mais severas. Por isso é muito importante que toda a população tome a vacina”, afirma o infectologista João Telles, destacando a eficiência da vacina contra o vírus Influenza.

A campanha de vacinação da gripe acontece de 12 de abril a 9 de julho, seguindo uma programação para cada público-alvo.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="757787" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]