Vacinação em Curitiba reduz internamentos e mortes dos idosos com mais de 90 anos

Redação

vacinação curitiba idosos

A aplicação da vacina CoronaVac reduziu 80% dos internamentos de idosos com 90 anos ou mais por Covid-19 e diminuiu 40% os óbitos dessa faixa etária em Curitiba. Os dados dos resultados da vacinação foram enviados pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde) após pedido do vereador Marcelo Fachinello (PSC).

As internações foram de 12 na semana de 15 de março para 2 na semana de 22 a 29 de março. “Em comparação a fevereiro, no mês de março (o mais letal da pandemia em Curitiba) houve uma redução de aproximadamente 49% na proporção de óbitos [entre os idosos com 90 anos de idade ou mais]”, diz o documento da Prefeitura de Curitiba.

Os dados foram avaliados como positivos pelos vereadores, que incentivam o avanço da vacinação sem prioridade por imunizante. “Qualquer vacina é importante para evitar mais internamentos e óbitos”, disse Marcelo Fachinello. “Não tem essa de ficar escolhendo marca da vacina. É uma grande besteira. Vacina boa é aquela que está no braço”, reforçou o vereador Professor Euler.

“Não deixem de se vacinar, pois todas as vacinas em uso foram testadas e são eficientes”, completou o presidente da CMC (Câmara Municipal de Curitiba), Tico Kuzma.

Já o vereador Alexandre Leprevost lembrou que a CoronaVac ainda foi aprovada para o uso em crianças na China após estudos atestarem a eficácia nessa parcela da população.

“A China aprovou ontem [28] o uso da Coronavac, que é uma vacina tão questionada pelos brasileiros, para as crianças de 3 a 17 anos de idade, com diversos estudos e uma eficácia muito grande”, declarou.

VACINAÇÃO EM CURITIBA

Por falta de doses, Curitiba suspendeu a vacinação contra covid-19 para os caminhoneiros a partir desta quarta-feira (30/6). A imunização do grupo foi aberta nesta terça-feira (29/6), mas o número de vacinados foi superior à quantidade de doses recebidas pelo município para esse público. Além disso, a vacinação por idade também está suspensa.

Segundo a SMS, 766.049 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid ou com o imunizante de dose única (Janssen).

Curitiba já recebeu 1.119.352 doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo 780.302 para primeira dose e 339.050 para segunda dose. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="772864" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]