
CPI tem de ser contraponto ao negacionismo para salvar vidas, diz Eduardo Braga
Julia Chaib - Folhapress
30 de abril de 2021, 12:09
Todas as regionais de Saúde, que abrangem as 399 cidades do Paraná, começam a receber mais doses de vacinas contra a Cov..
Redação - 30 de abril de 2021, 13:33
Todas as regionais de Saúde, que abrangem as 399 cidades do Paraná, começam a receber mais doses de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira (30). O governo estadual iniciou a distribuição das 309.155 doses com avião para as áreas mais afastadas de Curitiba e com caminhões para outras regionais.
De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), são 302.955 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca e 6.200 CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Vale lembrar que esse é o 15º lote encaminhado pelo Ministério da Saúde ao Paraná.
Toda a remessa será destinada às primeiras doses de grupos prioritários cuja imunização já está em andamento. As doses da Coronavac são todas indicadas a pessoas de 60 a 64 anos. São 5.581 doses para o grupo, o equivalente a 1% do total de pessoas da faixa etária. As demais recebidas são destinadas à reserva técnica.
As vacinas da Covishield, por sua vez, vão abranger dois grupos prioritários: além de 48% do total de idosos entre 60 e 64 anos, abarcados por 270.380 doses, mais 2.277 doses são indicadas a 6% do total de trabalhadores das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas. As doses restantes também são armazenadas como reserva técnica.
De acordo com o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná aplicou um total de 2.732.942 de vacinas, sendo 1.742.926 primeiras doses e 990.016 segundas doses. Os dados são da atualização feita na manhã desta sexta-feira (30).
Vale lembrar que o quantitativo das doses de vacinas contra covid-19 é feiro pelas regionais - não apenas as cidades respectivas. Curitiba está inclusa na 2ª Regional de Saúde.