Coronavírus
Compartilhar

“Ainda não podemos voltar às aulas”, diz secretário da Saúde

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) não validou o retorno às aulas presenciais no Paraná. Em nota, nesta sexta-feira ..

Angelo Sfair - 29 de agosto de 2020, 09:00

Rodrigo Félix Leal/ANPr
Rodrigo Félix Leal/ANPr

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) não validou o retorno às aulas presenciais no Paraná. Em nota, nesta sexta-feira (28), a pasta ponderou que as atividades só devem voltar quando houver uma redução efetiva dos números da Covid-19.

Ainda não podemos voltar às aulas. Tenho percebido pelo Estado alguns movimentos de instituições querendo este retorno presencialmente. Voltamos a defender que não há possibilidade. Os números ainda são altos”, afirmou o secretário Beto Preto.

De acordo com a Sesa, apesar do indicativo da estabilização de casos e mortes por Covid-19 no Paraná, os números ainda são muito altos.

Até que a pasta mude de posicionamento continua em vigor o decreto estadual 4.230/2020, baixado em março pelo governador Ratinho Junior, que prevê a suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede pública e privada.

Um comitê multidisciplinar acompanha a evolução da pandemia e a viabilidade da retomada das atividades e serviços. O grupo avalia, por exemplo, qual seria o nível de segurança para estudantes, professores e funcionários após uma eventual volta às aulas.

“Não temos como falar em data. O governo tem discutido métodos para quando houver a possibilidade de retomada. Enquanto as curvas de casos novos e óbitos não estiverem em queda sustentada, não há previsão”, frisou o secretário.

AULAS ESTÃO SUSPENSAS DESDE MARÇO

No boletim do coronavírus desta sexta-feira (28), o Paraná registrou o recorde de casos novos em um único dia. Foram 2.886 diagnósticos processados em 24 horas, maior número da série histórica iniciada em março.

“Temos avaliado diariamente o cenário”, ressaltou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes. “E podemos dizer, com muita segurança, que ainda não temos possibilidade de colocarmos os alunos, os professores e as equipes nesta convivência pessoal, porque precisamos de uma queda efetiva da curva”.

No Paraná, as aulas estão suspensas desde 20 de março. O Estado acumula 125.601 casos confirmados e 3.155 mortes por Covid-19. A doença já foi registrada em 398 dos 399 municípios paranaenses.

*Com informações da AEN