“Ainda não podemos voltar às aulas”, diz secretário da Saúde

Angelo Sfair

volta às aulas, aulas, aulas presenciais, quando voltam as aulas, paraná, escola pública, escola privada, escola estadual, pandemia, coronavírus, covid-19, sesa, secretaria de estado da saúde, secretaria estadual da saúde, beto preto

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) não validou o retorno às aulas presenciais no Paraná. Em nota, nesta sexta-feira (28), a pasta ponderou que as atividades só devem voltar quando houver uma redução efetiva dos números da Covid-19.

Ainda não podemos voltar às aulas. Tenho percebido pelo Estado alguns movimentos de instituições querendo este retorno presencialmente. Voltamos a defender que não há possibilidade. Os números ainda são altos”, afirmou o secretário Beto Preto.

De acordo com a Sesa, apesar do indicativo da estabilização de casos e mortes por Covid-19 no Paraná, os números ainda são muito altos.

Até que a pasta mude de posicionamento continua em vigor o decreto estadual 4.230/2020, baixado em março pelo governador Ratinho Junior, que prevê a suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede pública e privada.

Um comitê multidisciplinar acompanha a evolução da pandemia e a viabilidade da retomada das atividades e serviços. O grupo avalia, por exemplo, qual seria o nível de segurança para estudantes, professores e funcionários após uma eventual volta às aulas.

“Não temos como falar em data. O governo tem discutido métodos para quando houver a possibilidade de retomada. Enquanto as curvas de casos novos e óbitos não estiverem em queda sustentada, não há previsão”, frisou o secretário.

AULAS ESTÃO SUSPENSAS DESDE MARÇO

No boletim do coronavírus desta sexta-feira (28), o Paraná registrou o recorde de casos novos em um único dia. Foram 2.886 diagnósticos processados em 24 horas, maior número da série histórica iniciada em março.

“Temos avaliado diariamente o cenário”, ressaltou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes. “E podemos dizer, com muita segurança, que ainda não temos possibilidade de colocarmos os alunos, os professores e as equipes nesta convivência pessoal, porque precisamos de uma queda efetiva da curva”.

No Paraná, as aulas estão suspensas desde 20 de março. O Estado acumula 125.601 casos confirmados e 3.155 mortes por Covid-19. A doença já foi registrada em 398 dos 399 municípios paranaenses.

*Com informações da AEN

Previous ArticleNext Article