Morte de voluntário que suspendeu testes da Coronavac ocorreu por suicídio, diz laudo

Redação

teste, vacina, coronavac, butantan, sinovac, vacina sinovac, sinovac biotech

A morte do voluntário da Coronavac, vacina contra covid-19 que teve os testes clínicos suspensos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi causada por suicídio. A informação foi divulgada inicialmente pela TV Cultura.

A Rede Globo obteve o boletim de ocorrência registrado por policiais militares. O documento, registrado no dia 29 de outubro, na zona oeste de São Paulo, aponta que o agentes foram acionados por causa de “encontro de cadáver”. Ao chegarem no local, o corpo da pessoa de 32 anos foi encontrada no chão do banheiro com uma seringa ao lado do braço, além de diversas ampolas de remédio. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) e o teste toxicológico é aguardado para confirmar as suspeitas. Ainda não há previsão para a divulgação do resultado do exame.

A morte teria sido a causa da suspensão dos testes da Coronavac, divulgada pela Anvisa na noite de ontem (9). A justificativa foi a notificação de um “evento adverso grave” em um voluntário.

Mais cedo, nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a “vitória” sobre João Dória, governador de São Paulo e defensor da Coronavac.

“Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o [governador João] Doria queria obrigar todos os paulistanos a tomá-la”, escreveu o presidente como resposta. “O presidente [Bolsonaro] disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”, disse o presidente.

Bolsonaro e Dória vivem uma guerra política sobre as vacinas contra a covid-19. O presidente defende que o remédio para o coronavírus não deve ser obrigatório, o que causa indignação por parte do tucano.

O governo de São Paulo, em nota divulgada ontem, lamentou não ter sido avisado diretamente pela Anvisa.

Já nesta manhã, o diretor Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, afirmou que a suspensão foi desnecessária. “Não haveria a necessidade desse tipo de medida, que poderia ser resolvido administrativamente, como foi feito hoje de manhã”, afirmou.

Previous ArticleNext Article