Foto: DER PR

Depressão

Você, amigo ou amiga, que me acompanha todo dia aqui já passou por momentos de tristeza, perda de interesse, ausência de..

Você, amigo ou amiga, que me acompanha todo dia aqui já passou por momentos de tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimento de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite, tudo ao mesmo tempo?

Se a resposta é sim, você pode estar com depressão. Você e 400 milhões de pessoas no mundo, ou 7% da população mundial.

E isso é muito, mas muito importante, porque segundo a Organização Mundial da Saúde, o mal diminui 9,8% do total de anos de vida saudável de uma pessoa.

Olha, a vida é muito importante para se perder 10% dela.

Esse transtorno mental comum, para o qual até pouco tempo não se dava muita importância, incapacita os atingidos pela doença e, em casos extremos, pode levar ao suicídio. Rouba da pessoa, da família e até da economia a sua energia e talento.

Certa vez li que as mulheres vivem mais que os homens também porque, diferente deles, vão periodicamente ao médico e ao menor sinal de doença não hesitam em se tratar. Em pesquisa recente, em grupos de 10 mulheres, 8 compareceram a consultórios médicos no ano anterior. Entre os homens, só 4.

Nós homens temos que aprender com elas. Prevenir para não ter que remediar.

A pesquisa e a tecnologia na medicina e na produção de medicamentos está nos possibilitando maior longevidade e qualidade de vida. Não dá para jogar fora essa benção.

 

 

 

 

Acompanhe meus comentários diários também nas redes sociais @orenatofollador e nos Podcasts da Apple, Spotify e Deezer.