Alergias podem ter início na infância

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca


Você sabia que é durante a infância que muitas das pessoas manifestam os primeiros sintomas de doenças que podem desencadear algum tipo de alergia e que isso é mais comum do que se imagina? De acordo com a médica cooperada da Unimed Curitiba especialista em pediatria e em alergia e imunologia, Tsukiyo Kamoi, te ajuda a entender por que as alergias costumam começar na infância.

Por conta da fragilidade do organismo, o sistema imunológico de bebês e crianças ainda é imaturo essa condição faz com que algumas alergias sejam mais frequentes nessa faixa etária. “A alergia é uma resposta do corpo a algo interpretado como um agente irritativo. Há um estudo brasileiro que mostra que 20% das crianças podem ter manifestações e reações alérgicas durante a infância”, afirma a médica.

Os bebês por exemplo são mais propensos a apresentar alergias alimentares e dermatológicas, enquanto crianças um pouco mais velhas, em idade pré-escolar, podem começar a apresentar alergias respiratórias. “As dermatites atópicas são as manifestações mais comuns em crianças pequenas. Elas têm a pele mais seca e geralmente sentem bastante coceira. Depois, isso pode evoluir para uma alergia alimentar, ao leite e ao ovo, por exemplo. E, mais para frente, a criança pode ter sintomas de asma alérgica, que os leigos chamam de bronquite, e depois evoluir para uma rinite alérgica”, explica.

Confira as principais alergias da infância

Alergias alimentares: segundo os especialistas, elas geralmente se manifestam com sintomas digestórios, como diarreia e vômito, mas podem também manifestar sintomas cutâneos, com coceiras e vermelhidão na pele.

Alergias dermatológicas: A criança com esse tipo de alergia normalmente apresenta eczemas (áreas de irritação na pele, geralmente localizadas em regiões de dobras, como joelhos).

Alergias respiratórias: As mais conhecidas são rinite e asma. A rinite apresenta sintomas nasais, como espirro, coceira e obstrução frequente. Já a asma geralmente causa tosse, chiado no peito, cansaço e falta de ar.

Cuidados preventivos

O período de frio pode deixar as crianças mais suscetíveis a apresentar crises de alergia, já que os ambientes costumam ficar mais fechados. Além disso, a poluição interna, que inclui poeira e até mesmo produtos de limpeza, também pode desencadear crises alérgicas.

Para evitar complicações severas e prevenir essas alergias, o ideal é manter a rotina de consultas clínicas para um acompanhamento integral do desenvolvimento infantil, que analisa o crescimento, a linguagem e a aprendizagem cognitiva da criança. “Os primeiros mil dias de uma criança, que é a soma do primeiro e do segundo anos de vida, são cruciais para garantir a qualidade e estilo de vida delas no futuro”, sinaliza.

Segundo a especialista, o diagnóstico da maioria das alergias é clínico. “Os sintomas de alergias são frequentes e, muitas vezes, os pais conseguem relacioná-los a algum ambiente ou momento, como por exemplo quando houve contato com algum animal, poeira ou cheiros fortes”, explica.

Para prevenir, a dica é fortalecer o sistema imunológico da criança desde pequena. “O aleitamento materno exclusivo e o parto normal, por exemplo, são chamados de imunomoduladores. Eles conseguem modular o sistema imunológico e isso pode ajudar a pelo menos protelar o aparecimento de alergias”, afirma a especialista.

Mas também lembra que o lar da criança deve ser um ambiente livre de tabaco e orienta que a limpeza não seja feita com vassoura, que acaba levantando poeira. “A vassoura limpa a poeira grossa, mas a poeira fina sobe e fica no ambiente. De preferência, use um pano úmido ou passe aspirador, mesmo em piso frio”, recomenda a médica.

O quarto da criança, que é o local onde ela geralmente fica por mais tempo, deve ser preferencialmente um lugar arejado e que bata sol. ”E é importante que seja feita a troca frequente de lençóis e fronhas e que cobertores com pelinhos sejam evitados”, finaliza.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="776410" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]