Cuidar de Você
Compartilhar

Atitudes na juventude para garantir saúde depois dos 60 anos

Qualidade de vida na terceira idade depende dos hábitos e comportamentos adquiridos ao longo da vida, diz geriatra cooperada da Unimed Curitiba

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca - 29 de abril de 2022, 17:21

No Brasil, em 2020 a expectativa de vida é de 76,8 anos, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número subiu em 1,3 ano com relação aos cinco anos anteriores e 3,3 em comparação aos dez anos antecedentes. Chegar nessa idade com saúde é um grande desafio, mas você sabia que os atos que você pratica hoje são fundamentais para você garantir mais saúde quando chegar na terceira idade? É o que diz a geriatra e cooperada da Unimed Curitiba, Débora Christina de Alcântara Lopes, que também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – seção Paraná.

De acordo com a especialista, algumas dessas práticas podem ser adquiridas ainda na infância, como o exercício físico, que traz benefícios a curto, médio e longo prazos. “A atividade física, quando praticada na juventude, traz benefícios para a terceira idade como a manutenção da massa muscular e o fortalecimento”, afirma. Além disso, a prática pode ajudar a evitar a ocorrência de diversas doenças como a osteoporose, no caso das mulheres. “Aquelas que praticam atividade física desde antes dos 30 anos de idade são capazes de atingir um pico de massa óssea adequada, o que ajuda a prevenir a ocorrência da doença na terceira idade”, compartilha a geriatra. Outras complicações de saúde, como hipertensão, diabetes e obesidade também podem ser evitadas se os cuidados forem tomados ao longo da vida. 

Mas além da atividade física, outras ações rotineiras podem ajudar a garantir qualidade de vida no futuro. Manter alimentação saudável, evitando a ingestão excessiva de gorduras, carboidratos e alimentos industrializados, e evitar tabaco e álcool são as principais dicas da médica especialista em geriatria. O importante é manter a constância e se cuidar em todas as etapas da vida!

Na Unimed Curitiba, os clientes com mais de 60 anos de idade podem participar de atividades físicas, iniciativas para reabilitação e oficinas de meditação de forma presencial e gratuita com acompanhamento de uma equipe especializada. Tudo para preservar a capacidade funcional, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida, prevenir doenças e incentivar a independência de idosos para executar atividades do dia a dia. Os interessados em participar do programa Mais Vida devem ser clientes da Unimed Curitiba, ter idade igual ou superior a 60 anos e apresentar atestado médico do ano vigente. Inscrições pelos telefones (41) 3021-9171 e 3021-9366 ou e-mail maisvida@unimedcuritiba.com.br.

Se você quer saber mais sobre qualidade de vida na terceira idade, confira o informativo especial que a Unimed Curitiba produziu sobre os desafios do envelhecimento, dicas de saúde física e mental e muito mais!