Atividades físicas podem ajudar a combater o tabagismo

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca

Pessoa quebra cigarro ao meio em sinal de combate ao tabagismo

No próximo domingo, 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Causado pela dependência à nicotina, o tabagismo está na origem de 90% dos casos de câncer de pulmão e os fumantes têm cerca de 20 vezes mais risco de desenvolver a doença. Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a principal causa de morte evitável no mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco e integra o grupo de transtornos mentais e comportamentais em razão do uso de substância psicoativa. Sabemos o quanto é difícil abandonar o cigarro. Nesse sentido, a prática de atividade física traz bem-estar emocional e ajuda no combate ao tabagismo, pois ajuda a controlar os impulsos e diminui a ansiedade gerada pelo vício. Para você saber mais o assunto, na coluna de hoje conversamos com o médico cooperado da Unimed Curitiba especialista em psiquiatria, Guilherme Góis.

“A atividade física é considerada essencial no tratamento de doenças porque o exercício realizado de forma regular tem a capacidade de melhorar o humor e fazer com que a ansiedade e o estresse diminuam. Isso ocorre porque a prática de exercícios faz com que haja liberação de endorfinas, conhecidas popularmente como o hormônio da felicidade. Ele funciona como um analgésico natural, aliviando as tensões e regulando as emoções”, explica. Dessa forma, combate a ansiedade gerada pelo vício e outros distúrbios psicológicos associados à abstinência. “Pesquisas mostram que, muito além do condicionamento físico, pessoas que se exercitam têm menos depressão, ansiedade e hipocondria, além de melhor autoestima”, afirma o psiquiatra Guilherme Góis.

As atividades aeróbicas, como andar, correr, ciclismo, natação e remo estão entre as mais recomendadas. Isso porque, ao respirar ar puro, há eliminação do monóxido de carbono e aumento do nível de oxigênio circulante. Praticar atividades coletivas, como a zumba, é uma forma de tornar a atividade mais interessante. Mesmo as práticas de relaxamento, como o yoga, são muito úteis. O mais importante, ao escolher uma atividade, é que ela seja prazerosa, pois a motivação aumenta e as chances de ela se tornar duradoura também.

Entretanto, como sempre dizemos, é importante avaliar cada caso individualmente. Muitas vezes, as pessoas que desejam abandonar o vício são indivíduos que fumaram por muitos anos, sedentários e com sobrepeso. Nesses casos, especialmente, uma orientação médica se faz necessária. Após esta etapa, uma adaptação ao exercício indicado e incrementos graduais são fundamentais.

“A atividade física regular tem muito a ver com a direção que damos para nossas vidas, assim como nossos hábitos de lazer, alimentação, sono e espiritualidade, já que a dependência da nicotina ocorre nos níveis físico, psicológico e comportamental. Somos testemunhas de inúmeros casos que iniciaram com uma caminhada de 30 minutos e se tornaram atletas amadores, até chegando a correr maratonas”, conclui o psiquiatra.

De todas as formas, o mais importante é que, no dia de hoje, você lembre de como uma vida sem cigarro é melhor e mais saudável. Esperamos que este seja um estímulo para o início de uma nova jornada, em que a superação e a força extrapolem a atividade física e tornem-se parte de uma vida com mais qualidade.

Você quer parar de fumar?

Se você é cliente Unimed Curitiba e quer abandonar o tabagismo, conte conosco! Participe gratuitamente do programa Você sem Cigarro. Oferecemos aos nossos clientes encontros online semanais com uma equipe multiprofissional especializada nesse tipo de tratamento. Para mais informações e realizar sua inscrição, entre em contato pelo telefone (41) 3021-4735 ou pelo e-mail pse@unimedcuritiba.com.br. Dê esse passo para garantir mais qualidade de vida e bem-estar!

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="786297" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]