Como se proteger de golpes e fraudes cibernéticos

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca


Unimed Curitiba faz alerta aos seus clientes para que fiquem atentos aos canais oficiais da cooperativa

*Leitura estimada de 5 minutos

 

Não é novidade que estamos vivenciando uma realidade cada vez mais tecnológica. Nosso dia a dia é cercado de dispositivos, conversas online e pagamentos facilitados e ágeis pelo celular e computador. Por isso, é ainda mais importante estar atento, pois fraudes envolvendo boletos falsos e criminosos se passando por empresas nunca foi tão comum – e pode acontecer com qualquer pessoa. Para ajudar a evitar que seus clientes caiam em um golpe cibernético, a Unimed Curitiba tem intensificado a comunicação sobre o assunto como medida de precaução. Nesta coluna, confira as principais dicas e orientações para se proteger. Boa leitura!

Utilize apenas canais oficiais da Unimed Curitiba

Tenha certeza de que o telefone, o site, o aplicativo ou o canal de mensagem que está utilizando é oficial. A Unimed Curitiba, por exemplo, disponibiliza os boletos fisicamente, enviando-os pelos Correios para o seu endereço cadastrado junto à cooperativa, e digitalmente via aplicativo Unimed Cliente PR. Ou seja, desconfie de e-mails ou mensagens de WhatsApp referentes ao seu boleto.

Caso necessite emitir segunda via de boleto, o cliente deve utilizar os seguintes canais oficiais:

  • Portal Unimed Curitiba www.unimedcuritiba.com.br, no ícone de acesso rápido disponível na página principal
  • Aplicativo Cliente Unimed PR, no menu Financeiro
  • LUCIA (Linha Unimed Curitiba de Inteligência Artificial) pelo WhatsApp número 0800-642-2002 ou no chat online disponível no Portal www.unimedcuritiba.com.br

 

Forneça informações pessoais somente se estiver em um canal oficial

Se optar em fazer pesquisa no Google para encontrar algum canal de comunicação, não forneça nenhum dado seu até ter certeza de que está trocando informações por meio de recurso oficial.

Lembre-se: as ferramentas de busca são incapazes de diferenciar as páginas oficiais das não certificadas e há muitos sites falsos similares aos originais. Por isso, tenha cuidado! Os resultados podem apresentar possibilidades de fraude.

Caso esteja trocando mensagens via WhatsApp, certifique-se de que está falando com a LUCIA, no caso da Unimed Curitiba, conferindo o número de telefone: 0800-642-2002.

 

Atenção aos dados do boleto bancário

Antes de efetuar o pagamento do boleto bancário de seu plano de saúde da Unimed Curitiba, verifique se os seus dados pessoais estão corretos: nome completo, CPF, endereço e valores. No momento do pagamento via Internet Banking e qualquer outra plataforma de recebimento, confira os seguintes dados:

  • Se o favorecido é Unimed Curitiba
  • Se a linha digitável da Unimed Curitiba inicia com os códigos 033 ou 001
  • Caso esses dados estejam diferentes, não efetue o pagamento do boleto e entre em contato imediatamente com a Unimed Curitiba pelo telefone 0800 642 2002
  • Não pague boletos com descontos/abatimentos sem que a negociação tenha ocorrido com a Unimed

 

Utilize pontos seguros de acesso à internet

Dê sempre preferência por redes sem fio conhecidas ou seguras de internet. A conexão em sinais sem certificação ou segurança permite que usuários mal-intencionados possam roubar informações como senha, endereço de e-mail, contato telefônico etc., ou realizar ações que podem prejudicar sua reputação. Na dúvida, o ideal é não conectar seu dispositivo em redes suspeitas.

 

Acompanhe os canais da Unimed Curitiba para mais dicas

Para manter uma comunicação recorrente, a cooperativa criou a campanha “como se proteger de golpes e fraudes?”. Acesse o portal unimedcuritiba.com.br e acompanhe as próximas dicas para se manter seguro! E caso você precise de apoio ou tenha recebido alguma cobrança duvidosa, entre em contato imediatamente com a Unimed Curitiba pelos canais digitais oferecidos antes de realizar qualquer pagamento ou repassar informações pessoais. Proteja-se!

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="799521" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]