Diálogo Saudável incentiva prática de atividades físicas durante a quarentena

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca


Praticar exercícios físicos é, sem dúvida, uma das principais maneiras de manter uma vida saudável. Com os impactos da pandemia da COVID-19 na saúde física e mental, fazer atividade física tornou-se ainda mais importante para enfrentar esse momento. E se o desafio é manter-se ativo, vale lembrar que o exercício físico também está associado a uma melhora da função imunológica em seres humanos, otimizando as defesas do organismo diante de agentes infecciosos. Em um momento como o atual, é importante manter a rotina, mas fazendo alguns ajustes.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), além do papel preventivo do exercício físico, ele também é uma importante ferramenta no tratamento e controle de doenças, diminuindo a suscetibilidade de pacientes, inclusive ao coronavírus. Ou seja, todos os praticantes, principalmente os idosos, devem ser incentivados a manter seus exercícios físicos, realizando algumas adaptações em relação ao espaço utilizado e ao contato pessoal.

Seguindo a recomendação de que todos, sempre que possível, devem #ficaremcasa, a sugestão é realizar exercícios dentro de sua casa ou quintal. Caso não tenha um protocolo próprio, alguns aplicativos gratuitos podem ajudar a se manter ativo nesse período.

Mas lembre-se: siga sempre as recomendações médicas e, na presença de sintomas e sinais como febre medida acima de 37,8ºC, tosse seca e dificuldade respiratória, suspenda a prática de exercícios físicos.

Por isso, a Unimed Curitiba promoveu uma live sobre o tema. O Diálogo Saudável sobre atividade física teve como convidado o cardiologista Marcelo Leitão, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício (SBMEE).

É tempo de cuidar da mente, do corpo e uns dos outros.

Acesse o vídeo no canal da Unimed Curitiba no Facebook.

Previous ArticleNext Article