(Foto: Bruno Slompo/CMC)

Diálogo Saudável incentiva prática de atividades físicas durante a quarentena

Praticar exercícios físicos é, sem dúvida, uma das principais maneiras de manter uma vida saudável. Com os impactos da p..

Praticar exercícios físicos é, sem dúvida, uma das principais maneiras de manter uma vida saudável. Com os impactos da pandemia da COVID-19 na saúde física e mental, fazer atividade física tornou-se ainda mais importante para enfrentar esse momento. E se o desafio é manter-se ativo, vale lembrar que o exercício físico também está associado a uma melhora da função imunológica em seres humanos, otimizando as defesas do organismo diante de agentes infecciosos. Em um momento como o atual, é importante manter a rotina, mas fazendo alguns ajustes.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), além do papel preventivo do exercício físico, ele também é uma importante ferramenta no tratamento e controle de doenças, diminuindo a suscetibilidade de pacientes, inclusive ao coronavírus. Ou seja, todos os praticantes, principalmente os idosos, devem ser incentivados a manter seus exercícios físicos, realizando algumas adaptações em relação ao espaço utilizado e ao contato pessoal.

Seguindo a recomendação de que todos, sempre que possível, devem #ficaremcasa, a sugestão é realizar exercícios dentro de sua casa ou quintal. Caso não tenha um protocolo próprio, alguns aplicativos gratuitos podem ajudar a se manter ativo nesse período.

Mas lembre-se: siga sempre as recomendações médicas e, na presença de sintomas e sinais como febre medida acima de 37,8ºC, tosse seca e dificuldade respiratória, suspenda a prática de exercícios físicos.

Por isso, a Unimed Curitiba promoveu uma live sobre o tema. O Diálogo Saudável sobre atividade física teve como convidado o cardiologista Marcelo Leitão, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício (SBMEE).

É tempo de cuidar da mente, do corpo e uns dos outros.

Acesse o vídeo no canal da Unimed Curitiba no Facebook.