Dicas para um home office saudável

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca


Em meio às incertezas, há uma percepção que parece unânime: a pandemia do novo coronavírus terá efeitos perenes sobre o estilo de vida. Ao atender às recomendações das entidades sanitárias em evitar contatos físicos e deslocamentos para a contenção do vírus, especialistas garantem que a população irá adotar novos hábitos e comportamentos, mesmo após superada a crise.

No cenário atual, muitas empresas também precisaram ajustar suas rotinas, inserindo os colaboradores em regime de home office – o que exige disciplina e organização. Para se adaptar a essa jornada, é importante seguir algumas dicas para cuidar da postura, ajustar equipamentos e acessórios e organizar o ambiente, pois o cômodo da casa será o posto de trabalho onde você vai ficar por horas.

E, tão importante quanto cuidar do corpo e da mente, é manter uma rotina produtiva. Afinal, muitas atividades não podem parar. Para garantir e assegurar um novo expediente de forma saudável, especialistas afirmam que é preciso atentar a alguns detalhes como a adequação do local em casa, definição de horários e organização de rotina. Pensando nisso, neste Tempo de Cuidar, a Unimed Curitiba elaborou uma cartilha com dicas para um home office saudável. Confira!

Tenha uma rotina estabelecida

O primeiro passo para ser produtivo em casa é estabelecer uma rotina de trabalho com horários bem definidos. Uma alternativa é replicar o mesmo expediente realizado na empresa, incluindo as pausas para o almoço e eventuais momentos de relaxamento. Alguns aplicativos são bem-vindos para auxiliar na hora de acordar, beber água e fazer pausas para alongamentos, por exemplo.

Escolha seu ambiente mais adequado

A escolha do local é essencial para o bom desenvolvimento do trabalho. Como muitos não possuem um espaço específico em casa, é importante eleger um ambiente que proporcione conforto e boa iluminação. Ficar perto do roteador também ajuda a manter intensidade do sinal de internet e, consequentemente, facilitar o desenvolvimento das atividades.

Playlists musicais também podem ajudar e serviços de streaming permitem criar listas personalizadas para esse objetivo. Contudo, se não é adepto à música, siga dispensando-a.

Mantenha o foco

Desligar a televisão e limitar o acesso ao celular auxiliam na manutenção do foco. As notificações dos aplicativos podem ser uma grande fonte de distração ao fazer home office, por isso, considere ativar o modo Não Perturbe do celular e do computador durante as horas definidas para o trabalho.

No computador, evite misturar assuntos de trabalho e da vida pessoal para não prejudicar o rendimento no trabalho remoto. Para evitar problemas do tipo, é importante separar atividades no próprio computador: durante o horário de expediente em casa, não abra programas que não sejam para o trabalho e evite acessar redes sociais.

Crianças em casa? Organize o tempo

Para quem está com as crianças em casa, vale a organização da rotina escolar, conciliando a dos pequenos com a dos adultos. O estímulo à atividades recreativas – que possam ser feitas sem a participação ativa dos pais – também auxilia na manutenção da rotina profissional. Nos momentos de pausa, dê atenção e prepare lanches e atividades.

Quer saber mais?

Clique aqui, acesse a cartilha criada pela Unimed Curitiba e confira muitas outras dicas e cuidados para tornar o seu home office ainda mais saudável e proveitoso!

Previous ArticleNext Article