Diminua o estresse e a ansiedade com técnicas de mindfulness

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca


Você já teve a sensação de estar vivendo no piloto automático, apenas realizando tarefas cotidianas sem pensar sobre elas? Saiba que esse sentimento é muito comum. Estamos vivenciando um período tão acelerado que faz com que a nossa mente pareça cheia de preocupações todos os dias, mas existem boas práticas que podem ajudar a desacelerar e relaxar. Por isso, a psicóloga do setor de Serviços Próprios da Unimed Curitiba, Carina Pacheco, gravou um vídeo especial compartilhando práticas de mindfulness para melhorar a sua qualidade de vida e promover o bem–estar. “É importante compreender que a nossa mente é limitada. Muitas informações podem levar à exaustão e ao estresse, como se fôssemos um computador que vai ficando cada vez mais lento por estar carregado demais”, afirma.

A prática do mindfulness, ou “atenção plena” em português, significa ter foco no aqui e agora, tendo ciência de que há todo momento os nossos pensamentos vêm e vão sem parar. É estar plenamente atento ao que você está fazendo e onde você está, o que auxilia você a ter mais controle sobre o piloto automático que comentamos anteriormente. Você pode praticar todos os dias e em qualquer lugar que você estiver, apenas tire um breve tempo para você mesmo e dê atenção aos estímulos ao seu redor que geralmente passam despercebidos:

  • Ao caminhar: preste atenção no seu corpo, no movimento que ele faz, na sua pisada, respiração e demais sensações
  • Ao se alimentar: dê atenção ao paladar, sinta as texturas na sua boca e o cheiro do alimento e atente-se às cores do seu prato
  • Em momentos de pausa: ao invés de recorrer aos e-mails ou celular, sente-se por um momento e perceba as sensações em seu corpo e na sua mente, procurando relaxar
  • Nos momentos com o seu filho: dedique esse tempo exclusivamente a ele. Entregue-se, escute e conecte seu olhar no dele
  • Ao respirar: perceba sua respiração: como o ar entra e sai e quais são os movimentos do seu tórax e do abdômen
  • No contato com a natureza: observe os diferentes estímulos ao seu redor, os diferentes tipos de folhas, flores, sons e animais

 

Os benefícios dessas práticas de mindfulness são inúmeros para a mente e para o corpo. É possível romper hábitos de pensamento negativo ou pessimista, desligar-se do piloto automático, reconectar-se com seus sentidos (paladar, olfato, visão, audição, tato), minimizar os sintomas da ansiedade e estresse, conectar-se com suas emoções e estimular a conexão da mente com o corpo.

Vale ressaltar que todas essas práticas necessitam de treino constante. Quanto mais você treinar e repetir essas dicas, mais sentido elas farão para você e mais poderão te auxiliar a relaxar, até se tornar um hábito.

Assista ao vídeo abaixo, também publicado no canal do YouTube da Unimed Curitiba, e pratique sempre que possível. Tire um tempo pra você a cada dia e cuide bem daquela que nunca para de funcionar por você: a sua mente.

 

 

 

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