Gripe: imunização é necessária para garantir saúde no fim do ano

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca

Mulher com papel ao nariz por gripe

*Leitura estimada em 2 minutos

Às vésperas do início da temporada de verão, um ‘velho conhecido’ dos brasileiros volta a dar as caras, fazendo acender o sinal de alerta sanitário – o Influenza, também conhecido como o vírus da gripe. Ele é capaz de se propagar facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização nesse período, mas uma coisa é capaz de ajudar a combatê-lo: a vacina. Para trazer mais informações sobre o tema, o médico infectologista e diretor de Prevenção e Promoção à Saúde da Unimed Curitiba, Jaime Rocha, fala sobre a importância da imunização, cuidados contra a gripe e a exposição das crianças.

Surto fora de época

De acordo com o infectologista, é possível que o Paraná e a capital paranaense sejam afetados por uma “epidemia de gripe fora de época” em breve. “Existem vários fatores importantes que tem de ser levados em consideração. As aglomerações, que voltaram a acontecer, são um ponto de atenção, além da menor cobertura vacinal contra a gripe no nosso estado”, explica o médico.

Baixa cobertura vacinal no estado

No Paraná, 67,4% se vacinaram contra o Influenza, sendo que a expectativa do Ministério da Saúde era atingir pelo menos 90% do público-alvo com a campanha de imunização. “Nossa cobertura vacinal ficou longe do ideal. Existe a questão da proteção, uso de máscara, higiene das mãos. Vai depender muito do comportamento da população. Mas tem tratamento precoce. Se alguém apresenta quadro gripal, febre, tosse aguda, deve ser considerada a hipótese de contaminação”, afirma ainda o infectologista.

Crianças estão mais expostas às síndromes respiratórias

Segundo Jaime Rocha, a população mais jovem sempre teve um comportamento maior de vários vírus respiratórios ao longo do ano, como o vírus sincicial, outros tipos de coronavírus (que não o pandêmico) e adenovírus. “É um grupo que sempre aglomera em escolas e ainda não está vacinado contra a COVID-19. Então, sabemos que estariam mais em risco, não só de coronavírus, mas de todos os vírus que sempre circulam”, aponta o diretor da Unimed Curitiba.

Vacina contra a gripe na Unimed Laboratório

Cuide de você e da sua família. Vacine-se contra o Influenza na Unimed Laboratório e garanta ainda mais saúde neste fim de ano. Acesse o site www.unimedlab.com.br e faça o seu agendamento.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="810621" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]