Medidas simples podem evitar as quedas de idosos

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Veja 11 formas que reduzem os riscos de acidentes com os idosos dentro e fora de casa. Do tapete ao ponto de ônibus é possível evitar problemas

 

Na próxima semana, comemora-se o Dia Internacional de Prevenção da Queda ao Idoso. A data, 24 de junho, foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar as pessoas, principalmente de idade mais avançada, em relação a todos os riscos que as quedas oferecem, podendo levar, inclusive, a óbito. Para trazer dicas importantes de precaução, a Unimed Curitiba conversou sobre o tema com a médica cooperada Kenny Regina Lehmann, especialista em geriatria. Confira!

Por que as quedas são comuns

De acordo com dados da OMS, a incidência de quedas em pessoas acima de 80 anos é alta e o número de mortes é seis vezes maior do que pessoas entre 65 e 80 anos. Segundo a cooperada, os principais motivos para essa alta frequência das quedas são diversos. “Nessa faixa etária, há maior prevalência de problemas visuais, perda de massa muscular, uso de maior quantidade de medicações que podem interferir no equilíbrio e, também, oscilações da pressão”, afirmou a geriatra. “Além disso, as quedas também podem ser causadas por questões externas, como uma calçada quebrada, um tapete solto ou até mesmo um tropeço em um pet”.

Os impactos da queda na vida do idoso

Entre as consequências das quedas, a fratura de fêmur é uma das mais graves nas pessoas com 60 anos ou mais de idade. Por ser o maior osso do corpo humano, este rompimento pode causar perda da funcionalidade e aumento da mortalidade na população idosa. Outras fraturas comuns são as de costelas e braços. Além disso, as quedas frequentes tendem a comprometer a independência do idoso, que necessita cada vez mais de auxílio para as atividades cotidianas, pois podem ocasionar dificuldade de locomoção, necessidade do uso de andadores, bengalas e medo de cair novamente.

“Para evitar quedas, a pessoa idosa deve adotar cuidados com a própria saúde, como praticar atividade física de fortalecimento muscular e equilíbrio e fazer um acompanhamento regular da saúde, para identificar problemas relacionados, como diabetes e outros fatores associados” explica a médica cooperada da Unimed Curitiba. Mas, além disso, a especialista ressalta a importância de adaptar os cômodos da casa do idoso para diminuir o máximo possível de risco de quedas.

Como adaptar a casa para prevenção

As quedas de idosos tendem a acontecer na própria casa, em cômodos como o quarto, o banheiro, a cozinha e áreas externas. Para evitar quedas em casa, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, criada pelo Ministério da Saúde, lista 11 medidas de prevenção de quedas:

  1. Evitar tapetes soltos
  2. Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados
  3. Usar sapatos fechados com solado de borracha
  4. Colocar tapete antiderrapante no banheiro
  5. Evitar andar em áreas com piso úmido
  6. Evitar encerar a casa
  7. Evitar móveis e objetos espalhados pela casa
  8. Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar
  9. Esperar que o ônibus pare completamente para subir ou descer
  10. Utilizar sempre a faixa de pedestre
  11. Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio

E na pandemia? Como manter a saúde em dia?

 Nesse momento, a principal recomendação é que os exercícios físicos continuem sendo feitos, se possível, sem sair de casa. Pensando na segurança de seus beneficiários e para levar cada vez mais saúde, a Unimed Curitiba oferece gratuitamente a eles o programa Vida Saudável, exclusivo para pessoas com mais de 60 anos que desejam se manter fisicamente ativas e garantir mais qualidade de vida. Para participar, é necessário ser beneficiário da Unimed Curitiba e se inscrever pelo e-mail pse@unimedcuritiba.com.br ou pelo telefone (41) 021-4735. Aproveite essa oportunidade e cuide ainda mais de você!

Para conhecer mais sobre o programa de saúde Vida Saudável e outras iniciativas exclusivas para beneficiários, acesse o site da Unimed Curitiba.

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