
Você sabia que reumatismo é o nome dado a mais de 100 doenças e que não acomete apenas pessoas idosas?
Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca
06 de novembro de 2020, 14:57
De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior número de indivíduos ans..
Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca - 13 de novembro de 2020, 15:47
De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior número de indivíduos ansiosos do mundo. Em meio ao cenário pandêmico da COVID-19, a estimativa é que esse número aumente em função do estresse decorrente do isolamento físico e da insegurança pela possibilidade de contágio pelo novo coronavírus. E, para muitas pessoas, uma das válvulas de escape é a comida. No entanto, uma alimentação com excesso de açúcar, gordura e sódio e pobre em nutrientes pode provocar distúrbios alimentares e sobrepeso. Para dar dicas de cuidado e informações sobre quais alimentos podem auxiliar no combate à ansiedade, conversamos com a nutricionista da Unimed Curitiba, Aline Mazetto, e vamos te ajudar a ter mais qualidade de vida e a adotar hábitos saudáveis que promovem a saúde e o bem-estar. Confira!
De acordo com a nutricionista, a alimentação balanceada é fundamental não apenas para nosso corpo físico, mas também para nossa mente. “A boa alimentação, além de fornecer todos os nutrientes que o nosso corpo necessita para funcionar corretamente, ajuda a prevenir doenças e pode melhorar o quadro de estresse e ansiedade”, explica. Para isso, a especialista separou algumas dicas de cuidado práticas para te ajudar a manter uma alimentação mais saudável e equilibrada:
Agora, se você quer melhorar a sua saúde mental e reduzir o sentimento de ansiedade, confira dicas de alguns alimentos que podem te auxiliar:
Ao manter um cardápio equilibrado, você evita que o seu cérebro e o seu organismo como um todo adotem meios alternativos para desenvolver suas funções. Se o consumo dos nutrientes necessários for reduzido, ocorre menor oferta de neurotransmissores e falhas na comunicação entre os neurônios, podendo gerar desordens mentais.
Contudo, apenas uma dieta balanceada não garante o equilíbrio da saúde emocional, nem substitui tratamento de alguma doença. Por isso, se for preciso procure um médico para entender suas necessidades.
Quer saber mais?
Neste Tempo de Cuidar, a Unimed Curitiba tem disseminado informações e orientações para ajudar as pessoas a se protegerem da pandemia e cuidarem melhor da sua saúde e bem-estar. Uma das ações é uma série de vídeos chamada de “Movimento em prol da saúde”, que está disponível no canal do YouTube da cooperativa e contém dicas e técnicas apresentadas por profissionais da área de Serviços Próprios que prestam assistência aos beneficiários, como fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos.
Assista ao vídeo da nutricionista Aline Mazetto abaixo e compartilhe as dicas com seus amigos e colegas!
https://youtu.be/3V-NjvX7MeM
Confira, também, a coluna especial da Unimed Curitiba lançada no Dia Mundial da Alimentação, em 16/10, na qual o médico endocrinologista cooperado da Unimed Curitiba, Dr. Humberto Vieira, comentou algumas dicas práticas que farão toda a diferença no dia a dia alimentar. Clique aqui e confira na íntegra.