Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Guarda Municipal emite mais de 70 multas por dia em Curitiba

Desde 23 de fevereiro com a atribuição extra de fiscalizar o trânsito, 205 guardas municipais credenciados pelo Detran-P..

Metro Jornal Curitiba - 27 de abril de 2018, 07:36

Foto: SMCS
Foto: SMCS

Desde 23 de fevereiro com a atribuição extra de fiscalizar o trânsito, 205 guardas municipais credenciados pelo Detran-PR emitiram cerca de 3,8 mil autos de infração até a 1ª quinzena deste mês, uma média de 73 por dia.

A tendência é que esse número aumente, pois após esse período o número de guardas aptos a multar motoristas que cometem infrações subiu para 270 (vale lembrar que eles não atuam simultaneamente).

O reforço no trabalho feito anteriormente apenas pelos agentes da Setran está multando principalmente motoristas que não usam o cinto de segurança, utilizam o celular ao volante ou estacionam irregularmente – praticamente 70% do total.

Segundo o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, os guardas fazem as autuações nos locais em que normalmente já estão presentes com a função de patrulhamento preventivo e ostensivo, como parques, praças e escolas. “A Guarda Municipal está presente para garantir a segurança de todos, a obediência à lei e à ordem, e também a segurança viária”, declarou.

No dia em que começou a multar, a GM (Guarda Municipal) recebeu 26 novas motos – 20 para substituir as antigas e mais seis para aumentar a frota.

Caixa

Considerando o valor médio da multas mais recorrentes e claro, se efetivamente pagas, o acréscimo na fiscalização rendeu nesse período um valor diário próximo da metade do que está rendendo, por exemplo, o “preço público” cobrado dos aplicativos de transporte – R$ 15 mil e R$ 37 mil respectivamente.