
Projeto de lei que regulariza hortas urbanas será debatido em Curitiba
BandNews FM Curitiba
27 de agosto de 2018, 10:03
Dezenas de pássaros nativos silvestres que eram mantidos em cativeiro foram encontrados por policiais do Batalhão de Pol..
CBN Curitiba - 02 de setembro de 2018, 10:31
Dezenas de pássaros nativos silvestres que eram mantidos em cativeiro foram encontrados por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental nas cidades de Colombo e Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. As aves foram entregues ao Instituto Ambiental do Paraná e cinquenta delas foram soltas por biólogos durante o final de semana.
Os pássaros estavam em três residências das duas cidades; os responsáveis não tinham a devida autorização ambiental para manter os cativeiros, por isso os animais foram apreendidos. A operação foi realizada depois do recebimento de denúncias através do telefone 181.
Os infratores, que estavam de posse dos bichos, responderão a processos criminal e administrativo, pela Polícia Ambiental e junto ao IAP, respectivamente. A manutenção de animais em cativeiro sem as devidas autorizações é caracterizada como crime de tráfico de animais. As aves encontradas pelos policiais são de diversas espécies, entre as quais Trinca-ferro, Canário da Terra, Pintassilgo, Tico Tico Rei e Curió, sendo esse último ameaçado de extinção.
Para que fossem devolvidos à natureza, os pássaros passaram por triagem, realizada pelos profissionais do IAP. Foi feita avaliação da capacidade de voo, de interação com o ser humano e, consequentemente, suas condições de competir por alimento em meio à natureza. Além dos cinquenta animais que foram libertados, outros 13 pássaros apreendidos nos mesmos locais não puderam retornar de imediato ao meio ambiente e vão receber tratamento e cuidados em clínicas veterinárias parceiras e criadores licenciados.