Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Aniversário de Curitiba tem horários alterados e eventos especiais

O aniversário de Curitiba, comemorado nesta quinta-feira (29), pode alterar o horário de atendimento em alguns estabelec..

Redação - 29 de março de 2018, 11:06

Foto: Daniel Castellano / SMCS
Foto: Daniel Castellano / SMCS

O aniversário de Curitiba, comemorado nesta quinta-feira (29), pode alterar o horário de atendimento em alguns estabelecimentos públicos da capital. Por meio de decreto, o prefeito Rafael Greca (PMN) definiu a data como ponto facultativo. No final de semana de Páscoa, alguns órgãos e empresas privadas também podem ter horários alterados.

O transporte público, apenas nesta sexta-feira (30), funcionarão conforme os horários praticados no domingo. No restante dos dias, o transporte público da capital funciona nos horários habituais.

O comércio de rua deve fechar apenas na sexta-feira e no domingo e, nos shoppings, pode haver horários especiais na sexta-feira e no domingo e horário ampliado para as vendas de Páscoa. O consumidor deve consultar os estabelecimentos. Os bancos devem fechar na sexta-feira.

Hospitais funcionam normalmente e as Unidades Básicas de Saúde (UPAs) devem ficar fechadas nesta quinta e sexta-feira.

 

Atenção, também, à coleta de lixo. O lixo orgânico não será recolhido na sexta-feira e domingo; a coleta seletiva funciona normalmente na quinta-feira e na sexta-feira; no sábado, operam apenas os setores onde a coleta é realizada apenas na sexta-feira. Aos domingos, não há coleta. O Lixo Tóxico não funciona na sexta-feira e no sábado. O Câmbio Verde volta a funcionar na terça-feira.

Eventos

Uma agenda especial de eventos comemorativos vem acontecendo na capital nas últimas semanas. A Cinemateca, por exemplo, promove até sábado (31) uma programação especial de filmes. Serão cinco dias de exibição de filmes que retratam o universo curitibano. A mostra tem classificação livre e entrada franca.

O Festival de Teatro também segue até o dia 8 de abril, com cinco eventos: o Fringe, o Risorama, o Mish Mash, o Guritiba, o Gastronomix, além da mostra oficial. A Mostra Oficial é composta por 28 espetáculos, enquanto o Fringe é uma mostra com mais de 300 espetáculos sem curadoria. Tem espetáculos de rua, peças infantis, performances e muito mais.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta a partir desta quarta-feira (28) duas novas exposições. A primeira é chamada Seleta Crômica e Objetos, que contempla 20 anos de produção do artista paranaense Tony Camargo. O museu também apresenta Narrativas em Processo: Livros de Artista – Coleção Itaú Cultural, com trabalhos que expandem o conceito e a forma de um objeto mágico – o livro – para muito além do que o público está acostumado.

E a temporada 2018 da Camerata Antiqua de Curitiba começa com a Paixão Segundo São João de Johann Sebastian Bach. Os concertos de abertura serão regidos por Abel Rocha, e acontecem na quinta-feira, dia do aniversário de 325 de Curitiba, às 20h30, na Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular, na Sexta-feira da Paixão às 19h30, no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe e no Sábado de Aleluia às 19h, na Igreja Batista Alameda. A entrada nos três concertos é franca.

A mostra Presença Negra em Curitiba acontece na Casa Romário Martins e retrata os muitos ofícios que os negros desempenharam no surgimento da cidade. A exposição conta com o acervo do Museu Paranaense, da Comunicação Social da FCC, da Secretaria da Comunicação Social da Prefeitura, da Sociedade Treze de Maio e do Centro Cultural Humaitá.

Páscoa

Curitiba também tem eventos especiais de Páscoa neste final de semana. No Bosque João Paulo II, no Centro Cívico, a cerimônia tem início às 17h e será oficiada pelo Provincial da Sociedade de Cristo, Padre Kazimierz Dlugosz, com acompanhamento do Coral João Paulo II. A celebração começa às 12h e seguirá até 19h com almoço, apresentação de grupos folclóricos, quiosques com produtos típicos e uma exposição de pisanki, ovos pintados da tradição eslava.

 

No Memorial Ucraniano do Parque Tingui o tradicional festejo começa às 16h. Os interessados podem montar as cestas na loja de produtos típicos que fica no parque. Um dos momentos mais importantes é a benção das paskas, pães especiais e ritualísticos enfeitados com ramos de trigo, folhas e flores feitos com a própria massa.

 

Para os curitibanos e turistas que gostam do feito à mão, a opção é conferir os produtos de mais de 80 artesãos expostos na Feira Especial de Páscoa das praças Osório e Santos Andrade, no Centro. Além do artesanato alusivo à data, também é possível degustar comidas típicas nas barraquinhas no local.

 

O Mercado Municipal terá uma feira com produtos típicos da época e oficinas gastronômicas para crianças e adultos. Os interessados podem ainda fazer aulas gourmet sobre o preparo de bacalhau e pescados, além de ter dicas de harmonização de queijos e vinhos para a data.