Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

A pedido de Greca, prefeitura cancela Oficina de Música

Da BandNews FM CuritibaO Instituto Cultura e Arte de Curitiba (ICAC) está devolvendo as taxas de inscrição para a..

Roger Pereira - 22 de dezembro de 2016, 20:54

Da BandNews FM Curitiba

O Instituto Cultura e Arte de Curitiba (ICAC) está devolvendo as taxas de inscrição para a trigésima quinta Oficina de Música de Curitiba. Os contratos de pré-produção para o evento também devem ser cancelados. A Oficina estava marcada para o período entre 7 e 29 de janeiro de 2017. A decisão veio após as declarações do prefeito eleito Rafael Greca, do PMN, de que a Oficina seria adiada. O festival não poderia aguardar a nova data, já que os contratos assinados com prestadores de serviço perderiam a validade.

O presidente do ICAC, Marino Galvão, explica que isso causaria um transtorno jurídico. "Adiar a Oficina é alterar a data em que o evento acontece. Mas este evento pré-organizado tem que ser desmontado, tem que ser cancelado, porque existem passagens e convites feitos. É neste sentido que estamos trabalhando com o cancelamento dessa produção deste evento que aconteceria em janeiro, cancelando as passagens emitidas e os convites feitos aos professores".

Greca afirmou nesta quarta-feira (21) que os recursos destinados ao evento seriam melhor aproveitados pela população na área da saúde.

O orçamento da Oficina foi baixado no mês passado de R$ 1,7 mi para R$ 1,3 mi. Em nota, o prefeito Gustavo Fruet declararou lamentar o posicionamento do próximo prefeito. Para a atual gestão, o cancelamento da Oficina de Música traz à cidade um “impacto negativo e irremediável”.

Para o presidente do ICAC, o posicionamento do prefeito eleito é compreensível, mas os eventos culturais da cidade devem ser preservados. "Imagino que a preocupação do prefeito é procedente. Realmente ele tem que tomar ciência da situação financeira do município e definir a prioridade. Mas essas áreas prioritárias têm que ter seus orçamentos garantidos e não tirar recursos do pequeno orçamento da Cultura, que também precisa ser preservado".

O Instituto de Cultura e Arte de Curitiba assegurou que todos os que pagaram as taxas de inscrição vão ser ressarcidos através da ferramenta Pague Seguro. Um e-mail também foi disponibilizado para o esclarecimento de dúvidas. O endereço é oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br.