Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Comércio sente retração nas vendas de Natal

Por Túlio BandeiraApesar da pesquisa ACP/Datacenso mostrar que neste ano de 2016 as expectativas dos comerciantes curiti..

Redação - 19 de dezembro de 2016, 12:12

Por Túlio Bandeira

Apesar da pesquisa ACP/Datacenso mostrar que neste ano de 2016 as expectativas dos comerciantes curitibanos para o Natal será de crescimento, a realidade é outra. Há seis dias do natal, as lojas estão vazias e segundo alguns comerciantes as vendas baixaram cerca de 30 % em relação ao ano passado. O estudo mostra ainda que a maioria dos comerciantes curitibanos não pretende contratar mão-de-obra temporária para o período de Natal/Final de ano. E para quem irá contratar o número será menor.

Alguns comerciantes da Rua da Flores acreditam que se as lojas estivessem mais decoradas e se a prefeitura estimulasse e desse mais incentivo aos logistas, as vendas seriam melhores. Marli Fatuch proprietária de uma loja de confecções diz que está perdendo muitos clientes para os Shoppings, que estão altamente decorados com o clima de natal. Marli Fala que a crise está grande, com muita gente desempregada e que as pessoas preferem um bom jantar de natal do que comprar  presentes. Já Adriane Elias, gerente de uma loja de perfumes, diz que esperava mais  para este ano e que está conseguindo fazer em torno de 30 vendas ao dia, muito abaixo da expectativa.