Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Curitibanos perderam 83 horas no trânsito em 2016

Com Metro CuritibaUm levantamento anual feito em 390 cidades de 48 países aponta que o motorista curitibano passo..

Mariana Ohde - 22 de fevereiro de 2017, 07:50

Com Metro Curitiba

Um levantamento anual feito em 390 cidades de 48 países aponta que o motorista curitibano passou, em média, 22 minutos por dia parado no trânsito em 2016. Ao longo do ano, foram 83 horas perdidas por veículo em congestionamentos.

Em outras palavras, a cada 5 minutos em que o condutor de Curitiba se desloca no trânsito, 1 minuto é perdido em engarrafamentos na cidade. Em relação a 2015, segundo a TomTom, o tráfego da cidade piorou 2%.Ranking do Trânsito

Os dados são da empresa holandesa TomTom, fabricante de sistemas de navegação para automóveis. No ranking mundial de trânsito da companhia, a capital aparece em 144º lugar (9ª colocação entre as cidades brasileiras), com 20% de nível de congestionamento.

Os pontos mais críticos do trânsito de Curitiba são o Contorno Sul, na região da Rua Eduardo Sprada; a Linha Verde, próximo ao Bacacheri; e o Contorno Leste, no bairro Ganchinho.

De acordo com a empresa, o trânsito mais caótico do mundo está na Cidade do México, capital do país. Lá, o nível de congestionamento é de 66%, ou seja, a cada 3 minutos no trânsito, dois são desperdiçados em engarrafamentos.

No quesito ‘perda de tempo diária’, porém, a pior cidade do mundo é Bangkok, capital da Tailândia. O desperdício médio de tempo no trânsito na metrópole foi de 1h04min por motorista a cada dia.

A cidade brasileira com o índice mais preocupante é o Rio de Janeiro, apontado como o 8º pior panorama do mundo. Na capital fluminense fica-se 43 minutos parado no trânsito por dia, um total de 164 horas em 2016