Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Estudantes de escola municipais vão participar do Circuito Infantil de Corridas de Rua neste domingo

A prova do Circuito Infantil de Corridas de Rua de Curitiba que vai acontecer neste domingo (1) deve contar com a partic..

Andreza Rossini - 29 de abril de 2016, 16:40

A prova do Circuito Infantil de Corridas de Rua de Curitiba que vai acontecer neste domingo (1) deve contar com a participação de 600 estudantes de 14 escolas públicas municipais. Será a primeira etapa do Circuito, que é promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude para difundir a prática da atividade física e promover intercâmbio esportivo e cultural na comunidade.

A largada acontece às 8h30, na Unibrasil, que fica na Rua Konrad Adenauer, 442, no Tarumã. Por conta da prova e de outra atividade esportiva que ocorre na região no mesmo horário – o Circuito das Estações – a orientação é que os motoristas evitem a Avenida Victor Ferreira do Amaral na manhã de domingo.

Ao todo, a primeira etapa do  Circuito Infantil de Corridas de Rua terá a participação de 1.400 corredores. “O evento estimula a prática esportiva, promove a inclusão social de crianças e jovens por meio do esporte e ainda revela novos talentos”, diz Eliane Butenas, da Coordenadoria de Educação Integrada (Cedin), da Secretaria Municipal da Educação.

Outra razão pela qual as escolas estimulam a participação dos estudantes é o fato de a atividade servir também como um momento de lazer e integração entre as comunidades que participam.

A corrida será dividida em quatro etapas, de acordo com a idade dos pequenos atletas: crianças com 7 e 8 anos correm  300 metros; 9 anos, 1 quilômetro/ 9, 1,5 km; entre 10 e 11 anos, 2 quilômetros; 13 anos, 3 quilômetros e as que têm entre 14 e 15 anos, correm  4 quilômetros.

Todos os corredores que finalizarem as provas serão premiados com medalhas de participação. Já as medalhas de premiação serão entregues aos três primeiros colocados de cada categoria e sexo.

Segundo Marcelo Padilha, integrante da Cedin, a corrida abrange favorece a melhoria das condições físicas e a sociabilidade e proporciona diversão e entretenimento sadio. “Os estudantes que participam de treinamento aeróbico para sua faixa etária  têm um ganho extra: o aumento da memória, da concentração e do desempenho acadêmico”, diz Padilha.

Participarão do Circuito Infantil estudantes das escolas municipais Anísio Teixeira, Romário Martins, Eva da Silva, Omar Sabbag, Monteiro Lobato, Ulisses Falcão Vieira, Nympha Peplow, Antônio Pietruza, Darcy Ribeiro, Dona Pompília, Joana Raksa, João Amazonas, Maria Zeglin e Santa Ana Mestra.

O Circuito Infantil de Corridas de Rua é dividido em quatro etapas, ao longo do ano. As próximas edições estão marcadas para os dias 26 de junho, 18 de setembro e 6 de novembro.

As informações são da Prefeitura de Curitiba