Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Frota de veículos de Curitiba diminui em um ano

Com Rádio BandNews FM CuritibaCuritiba teve uma queda de oito mil veículos em um ano. Os dados são do Departamento de Tr..

Julie Gelenski - 08 de dezembro de 2016, 13:24

Com Rádio BandNews FM Curitiba

Curitiba teve uma queda de oito mil veículos em um ano. Os dados são do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). De acordo com o levantamento, até outubro deste ano, a frota curitibana contava com cerca de um milhão, quatrocentos e sete mil veículos. No mesmo período do ano passado, o número chegava a um milhão, quatrocentos e quinze mil automóveis.

Na modalidade “carros de passeio”, a queda foi ainda maior: em um ano, as ruas da capital paranaense registraram dez mil e quinhentos carros a menos. De acordo com o Coordenador de veículos do Detran-PR, Herivelto do Carmo, por causa da situação do país, as pessoas acabam se desfazendo de alguns bens. "Em função de uma crise financeira, as pessoas estão descartando aquilo que para eles, de alguma forma, se torna supérfluo. A gente fala d veículo como supérfluo, quando tem 2, ou 3 veículos numa mesma família e em determinados momentos ele ficava parado na garagem", afirmou o coordenador de veículos do Detran-PR.

Herivelton Carmos, segue explicando a redução da frota: "Os veículos são bens que geram custos mesmo parados. IPVA, Licenciamento e manutenção. Portanto em função disso foram cortados".

O que chama a atenção é que ao mesmo tempo em que a frota curitibana registrou queda, o número da frota de veículos no Paraná aumentou. Em um ano, o Estado registrou um aumento de 148 mil automóveis.

De acordo com o Coordenador de veículos do Detran - PR, "o que se pode observar é que houve uma migração, pessoas que tinham veículos na capital, venderam para alguém do interior, ou até mesmo para outro estado".

A queda na frota ainda é muito pequena, segundo o Detran-PR, por isso não é possível sentir os reflexos. Mas há melhora em questões do trânsito e também ambientais, segundo Carmo.

A redução da frota de veículos, em Curitiba, começou em janeiro deste ano. Em um mês, cerca de mil automóveis saíram de circulação.