Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Hemepar pede doação de sangue antes do feriado

O  Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) pede doações de sangue até o próximo sábado (12) para manter ..

Andreza Rossini - 08 de novembro de 2016, 14:49

O  Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) pede doações de sangue até o próximo sábado (12) para manter os estoques regulares durante o feriado.

O local estará fechado na segunda-feira e terça-feira (14 e 15) devido ao feriado da Proclamação da República e ao dia do Servidor Público, que ocorreu em 28 de outubro e foi transferido.

“Com o movimento mais intenso nas estradas durante o feriado prolongado, o risco de acidentes é maior. Precisamos manter os estoques em níveis regulares caso haja alguma emergência neste período”, informa o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.

Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados dos pais. Os doadores devem estar em boas condições de saúde, alimentados, descansados e portar um documento oficial com foto. Orienta-se também que não haja consumo de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Em Curitiba, são necessárias 4500 doações mensais. O ideal é manter de 150 a 200 coletas diárias para garantir o estoque. As doações também podem ser feitas na quarta-feira (16), quando o atendimento volta ao normal, das 7h30 às 18h30. No sábado, a coleta ocorre das 8h às 17h30.