Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Linha Colombo/CIC deve voltar a circular no dia 23 de janeiro

O prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa anunciaram nesta segunda-feira (16) a volta da linha de ônibus Colombo..

Mariana Ohde - 16 de janeiro de 2017, 11:04

O prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa anunciaram nesta segunda-feira (16) a volta da linha de ônibus Colombo/CIC, entre Curitiba e Colombo, que deve atender cerca de 30 mil passageiros por dia. A volta da linha marca p início da reintegração do transporte coletivo de Curitiba com a região metropolitana – medida anunciada por Richa poucos dias depois da vitória de Greca nas urnas.

Com a volta do Colombo/CIC, os passageiros vão poder percorrer os 26 km do trajeto sem precisar mudar de ônibus. De acordo com o prefeito, a linha já volta a circular a partir do dia 23 de janeiro. Logo depois de tomar posse, Greca já tinha adiantado que Colombo/CIC seria a primeira linha a ser reintegrada. Ainda segundo o prefeito, o restante do procedimento será feito paulatinamente até, no máximo, julho deste ano. "A minha ideia é, até junho, fazer todo sistema ser recomposto", afirma Greca.

O prefeito também pretende retomar o uso de um único cartão-transporte para o sistema. Algumas das próximas linhas a serem reintegradas já estão definidas. "O ideal é que a grande cidade seja uma cidade só. Nós já tivemos isso, vamos fazer de novo. Vamos fazer a linha de Araucária a Curitiba, passando pela CIC, a linha Almirante Tamandaré/Fazendinha e Almirante Tamandaré/Pinhais, passando por Curitiba. Vamos aos poucos", disse Greca.

O governo do Paraná vai repassar um subsídio mensal de aproximadamente R$ 6 milhões para o gerenciamento do transporte coletivo de Curitiba, mesmo valor que é repassado atualmente para as linhas metropolitanas. O governador Beto Richa criticou e culpou a gestão anterior da prefeitura da capital pela desintegração do sistema. "Foi a administração que desintegrou o sistema de transporte da nossa capital. O Rafael Greca, cumprindo um compromisso de campanha, pede ao estado que seja parceiro na reintegração do transporte com a nossa capital", disse Richa.

O anúncio da retomada da linha Colombo/CIC nesta segunda-feira foi feito numa cerimônia no Salão Brasil da Prefeitura. Durante o evento, Greca e Richa também assinaram um protocolo de intenções para estudos técnicos de implantação do Novo Sistema Metropolitano Integrado de Passageiros.