
Evangélico garante atendimento a queimados para virada de ano
Redação
29 de dezembro de 2016, 09:07
Metro Jornal Curitiba Os acervos dos museus municipais de Curitiba em breve poderão ser conferidos também na internet, a..
Narley Resende - 29 de dezembro de 2016, 10:15
Metro Jornal Curitiba
Os acervos dos museus municipais de Curitiba em breve poderão ser conferidos também na internet, através do Sistema Estadual de Museus. A novidade foi firmada por um acordo de cooperação técnica entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria de Estado da Cultura, fechado no início do mês.
O processo de migração dos bancos de dados dos acervos para o novo sistema vai começar em janeiro, quando bibliotecários e técnicos do Museu Municipal de Arte começam o treinamento para fazer a transferência de informações para o Pergamum – o programa de catalogação e armazenamento utilizado pelos museus estaduais. O Museu Municipal de Arte tem 3.830 obras catalogadas.
Em seguida, os outros acervos da FCC também serão transferidos para a nova plataforma. O internauta vai poder conferir as 2.809 obras do Museu da Gravura, as 1.496 imagens do Museu da Fotografia e os 1.580 itens do Museu de Arte Sacra.
Ainda farão parte do armazenamento todos os itens do Centro de Documentação e Pesquisa da Casa da Memória, da Gibiteca de Curitiba, do Conservatório de MPB e da Cinemateca, num total de mais de 700 mil itens, entre livros, documentos, fotografias, cartazes, gibis, periódicos, CDs, DVDs e filmes.
De acordo com o Marili Azim, diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, o Pergamum é a ferramenta adequada para a catalogação e disponibilização do acervo da Fundação Cultural, diante da grande diversidade de formatos e suportes.
“O uso do sistema é gratuito para a Fundação Cultural, mas o mais importante é que ele permitirá o acesso da população às informações dos acervos municipais”, disse Marili.