Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Prefeitura faz bafômetro em clientes de bares. Alcoolizados recebem pulseira vermelha

A primeira ação do programa "Balada Protegida" da prefeitura de Curitiba, aconteceu entre às 21 horas de quinta-feira (1..

Andreza Rossini - 20 de janeiro de 2017, 14:41

A primeira ação do programa "Balada Protegida" da prefeitura de Curitiba, aconteceu entre às 21 horas de quinta-feira (19) e às 2 horas desta sexta-feira (20), na rua Vicente Machado, no bairro Batel, onde mora o prefeito da cidade Rafael Greca.

Durante a ação, os frequentadores dos bares que estavam a pé foram convidados a fazer o teste do bafômetro e, dependendo do resultado, ganhavam uma pulseirinha: na cor verde (quando a pessoa estava dentro do nível alcoólico seguro) ou vermelha (acima do nível seguro), de acordo com a prefeitura. Os clientes foram orientados sobre os riscos de dirigir sobre o efeito de álcool, os valores das multas e outras penalidades previstas na legislação.

"Balada Protegida hoje com faixa de segurança, bafômetro e ação educativa da PM e da GM com o público jovem. Fitas verdes no pulso de quem está limpo e vermelhas no pulso de quem não pode dirigir", afirmou Greca no Facebook.

Entre as 26 pessoas que participaram do teste, 14 eram mulheres com idade média de 24 anos, enquanto 12 eram homens com idade média de 31 anos. Como resultado, 12% das mulheres e 33% dos homens receberam a pulseira verde.

O Departamento de Política Sobre Drogas, da Defesa Social, prestou orientações sobre os problemas causados pelo uso de drogas. A operação contou com 50 pessoas da Guarda Municipal, Setran, Secretaria Municipal da Defesa Social, Secretaria Municipal de Urbanismo, e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Foram empregadas três viatura e uma van da Guarda Municipal, duas viaturas do Grupo de Operações Especiais (GOE) e três carros do Setran.