Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Restaurante do Viaduto do Capanema será reformado e voltará a funcionar

As manilhas que bloqueavam o acesso ao Restaurante Popular do Viaduto do Capanema, o primeiro de Curitiba, estão com os ..

Julie Gelenski - 30 de janeiro de 2017, 13:09

As manilhas que bloqueavam o acesso ao Restaurante Popular do Viaduto do Capanema, o primeiro de Curitiba, estão com os dias contados.

A Secretaria Municipal de Abastecimento, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Fundação de Ação Social (FAS), por determinação da prefeitura, vão devolver à população o lugar, que prioritariamente atenderá pessoas em situação de vulnerabilidade.

O clima atual de desolação vai dar lugar a um espaço humanizado, garantiu o secretário municipal de Abastecimento e Agricultura, Luiz Gusi, em visita ao local.

 “Assim como nos outros restaurantes populares, o do Viaduto do Capanema terá uma preocupação em oferecer um cardápio balanceado”, salientou Luiz Gusi, secretário municipal de Abastecimento e Agricultura.

Ainda segundo o secretário, o futuro restaurante deverá ter uma área de 385 metros quadrados e, nas 40 mesas previstas. Devem ser servidas mil refeições por dia.

“Ainda não há uma data para a inauguração, mas todo o projeto do restaurante (incluindo o elétrico e o hidráulico) deve estar finalizado até o fim de março”, prevê.

Os restaurantes populares também são procurados por trabalhadores, aposentados e desempregados, lembrou o secretário municipal.

Pioneiro

Inaugurado em novembro de 1993, durante a primeira gestão de Rafael Greca, o Restaurante Popular do Viaduto do Capanema conquistou o Brasil pela proposta pioneira de oferecer refeições de qualidade, na época, a R$ 1.

A construção foi fechada no começo de 2000. De lá para cá, o imóvel vem sendo usado como abrigo para pessoas em situação de risco e usuários de drogas.

Programa

Além do futuro Restaurante Popular do Viaduto do Capanema, há mais quatro unidades do programa Restaurante Popular na cidade.

Diariamente, os locais atendem 4,2 mil pessoas, que têm acesso a um cardápio balanceado, a R$ 2, incluindo sobremesa.

Para garantir a qualidade das refeições, cozinheiros, auxiliares, nutricionistas e técnicos em nutrição elaboram os cardápios nas cozinhas dos restaurantes, localizados no Centro (Rua da Cidadania da Matriz), no Sítio Cercado, no CIC/Fazendinha e no Pinheirinho.

Os locais ficam abertos para almoço de segunda à sexta-feira, das 11h às 14h, e são fornecidas 1,8 mil refeições por dia na unidade da Matriz e 800 refeições em cada um dos três outros espaços.

Restaurantes populares de Curitiba:

Restaurante Popular Matriz

Rua da Cidadania Matriz - Praça Rui Barbosa

Telefone: 3322-3574

Restaurante Popular Sitio Cercado

Rua Mercúrio, 420 - Sitio Cercado

Telefone: 3286-3118

Restaurante Popular CIC/Fazendinha

Rua Raul Pompéia, 190 - Fazendinha

Telefone: 3229-2555

Restaurante Popular Pinheirinho

Rua Marechal Rondon, 40 - Capão Raso

Telefone: 3248-6251